O prédio da antiga prefeitura de Joinville, na esquina das ruas João Colin e Max Colin, deve ser reaberto no início de 2022, segundo a prefeitura. Ainda não há data definida, mas a expectativa é de que novos serviços passem a funcionar no local a partir da segunda quinzena de janeiro.

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O contrato com a empresa que realiza as obras de restauração da antiga prefeitura termina em 15 de dezembro. O prazo não deve ser prorrogado, de acordo com o município. Mesmo assim, a conclusão da reforma acontecerá com pouco mais de um ano de atraso em relação ao previsto inicialmente.

A restauração começou em janeiro do ano passado, com prazo para conclusão até novembro de 2020. Segundo a prefeitura, o atraso aconteceu porque alguns materiais tiveram que ser adicionados na execução, pelo estado que se encontrava, como telhado, alguns vidros e janelas.

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O município também apontou outros dois fatores que contribuíram para o atraso nas obras na atinga prefeitura: a escassez de material, principalmente no início da pandemia, e o período em que o trabalho precisou ser interrompido devido a atividade ser suspensa pelo isolamento social.​

Com isso, o contrato foi prorrogado até 15 de dezembro deste ano e sofreu alterações no valor. O investimento inicial era de R$ 2,2 milhões e, após sete aditivos, passou para R$ 3,2 milhões, representando um aumento de 47%.

Como o espaço será usado após a reforma

Antes do início da restauração no prédio, a antiga prefeitura abrigava a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Sepud). No entanto, o órgão público não deve voltar para o espaço, permanecendo no prédio da Sociedade Harmonia Lyra.

A partir da reabertura, a antiga prefeitura de Joinville deve abrigar o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat), que hoje ficam na rua Abdon Batista, no Centro.

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A antiga prefeitura ainda vai abrigar o centro de treinamento da ginástica artística de Joinville, atualmente no bairro Boa Vista. Os atletas ocuparão um galpão antes usado como depósito. Além disso, a torre do prédio será aberta para visitação, com uma vista panorâmica da cidade.

O prédio tem 3,4 mil m² e foi construído na década de 1950 para atuação como revendedora de veículos. Na sequência, no início dos anos 70, funcionou como terminal rodoviário. Entre 1974 e 1996, a edificação foi sede da prefeitura de Joinville, a última localização antes da atual. O imóvel foi comprado pelo município em 2003.

Como funcionará o projeto “O Farol”

A antiga prefeitura ainda receberá o projeto Farol, um centro de fomento ao empreendedorismo social, econômico e esportivo. O prefeito Adriano Silva anunciou os primeiros detalhes de como funcionará o projeto “O Farol” em uma live realizada nas redes sociais em setembro.

Segundo ele, será uma espécie de grande coworking para agentes culturais, sociais e esportivos. O objetivo é gerar economia, empregos e negócios na cidade.​

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No local, os agentes receberão apoio da equipe da prefeitura para montar projetos e aprender como buscar recursos por meio de leis de incentivos ou fundos municipais, por exemplo. Além disso, também terão ajuda para fazer conexões com empresas que possam ajudar a apoiar os projetos.

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