A Prefeitura de São Francisco do Sul, cidade do Litoral Norte catarinense, informou nesta quarta-feira (2) que irá cancelar o contrato de transporte hidroviário entre o Centro Histórico da cidade e a Vila da Glória. Segundo a administração municipal, o comunicado foi divulgado após a empresa responsável pela lancha paralisar o serviço de forma “abrupta”.
Continua depois da publicidade
Em nota, a prefeitura alegou que o contrato será reincidido pelo “não cumprimento de cláusulas contratuais por parte da empresa Gloriamar, atual concessionária do serviço de transporte”. O município ainda afirmou que instaurou um processo interno para apurar falhas no serviço.
Confira imagens da travessia
“A ausência de justificativas técnicas e a reincidência em falhas na prestação do serviço tornaram insustentável a manutenção do contrato”, afirmou a prefeitura.
Já a empresa Gloriamar diz que o serviço foi interrompido devido à falta de subsídios por parte da administração municipal.
— Só chegou a essa situação porque não tivemos a ajuda da prefeitura, porque os valores acumulados de impostos, deixados na esperança e no aguardo de um subsídio, foram gastos com outros custos operacionais para não suspender a operação — afirmou a empresa.
Continua depois da publicidade
Continuidade do transporte
Para não causar prejuízos à população que faz a travessia diariamente, a prefeitura fará uma contratação emergencial com duração de seis meses, a ser efetivada imediatamente após a análise da documentação das empresas interessadas.
A administração municipal afirma que o processo seguirá critérios técnicos e legais. Além disso, a Prefeitura de São Francisco do Sul informou que trabalha na elaboração de um novo processo licitatório para concessão regular do serviço. “Com foco na qualidade, segurança e regularidade do transporte hidroviário — essencial para a mobilidade dos moradores da Vila da Glória e entorno”, esclareceu na nota.
Leia também
Custo para construção de ponte em obras em SC chega a R$ 314 milhões
Sai edital de R$ 25 milhões para novo parque linear em Joinville
Vacina contra influenza alcança menos da metade do público alvo em SC




