nsc
dc

Nova medida

Imbituba proíbe permanência de pessoas nas praias, rios e lagoas

Decreto procura evitar aglomerações, principalmente, na Praia do Rosa

28/10/2020 - 11h21 - Atualizada em: 28/10/2020 - 11h35

Compartilhe

Carolina
Por Carolina Fernandes
Prefeitura quer conter o avanço do novo coronavírus
Fica autorizada a circulação e a prática de esportes individuais.
(Foto: )

A prefeitura de Imbituba proibiu a permenância e concentração de pessoas na faixa de areia de praias e entornos de rios e lagoas. Além disso, a fiscalização será redobrada no próximo final de semana, devido ao feriado de Finados. O decreto com as novas medidas passou a valer na terça-feira (27), visando evitar aglomerações para conter o avanço de casos de Covid-19. 

> Feriado prolongado tem aglomerações na Praia do Rosa; assista

> Cidades da Grande Florianópolis reforçam fiscalização para impedir aglomerações no feriado de Finados

Segundo a prefeitura, fica autorizada somente a circulação e a prática de esportes individuais nas praias. Está proibida a permanência nestes locais com cadeiras, guarda-saóis, caixas de som e de bebidas. 

- Vimos nos últimos feriados alguns abusos nas orlas do município. Então, decidimos reforçar as restrições principalmente em relação às praias. Vamos tentar evitar os problemas que tivemos nos últimos finais de semana - declara o prefeito Rosenvaldo Júnior. 

> Santa Catarina é o estado que terá mais praias com bandeira azul neste verão; veja quais

> Nível de risco para coronavírus sobe de alto para grave em 4 regiões de SC

A prefeitura reforçou as medidas sanitárias para contenção do novo coronavírus em função da região de Laguna estar classificada, pela matriz de risco do Estado, com risco potencial grave. 

No decreto, publicado na segunda-feira (26), também fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscara no município e tambem o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas em locais abertos e fechados. O descumprimento das medidas poderá acarretar em sanções na esfera cível e criminal.

As medidas seguem valendo até o dia 6 de novembro quando passará por reavaliação, se necessário. 

> SC tem 18 novas mortes e mais 2,4 mil casos de coronavírus notificados nas últimas 24h

> Memorial faz homenagem a mais de 300 médicos vítimas da Covid-19 no país

Conheça outros pontos do decreto:

Uso de máscara

Ficam mantida a obrigatoriedade do uso de máscara no município em praias, estabelecimentos públicos, comerciais e industriais. Além do uso em táxis, veículos particulares pagos e transportes coletivos. 

Velórios e sepultamentos

O tempo máximo de duração está limitado à seis horas, devendo a capela ou local do velório permanecer fechado da 00:00 hora às 06:00 horas do dia seguinte. Entrada e permanência em qualquer das áreas internas da capela mortuária está limitada a 10 pessoas, independente da capacidade do ambiente. 

Distanciamento de 1,5m deve acontecer tanto na área interna e externa do ambiente. Os sepultamentos poderão ocorrer somente até as 17:30 hrs. 

Eventos sociais e cultos

Permitida a realização de eventos sociais: batizados, casamentos, formaturas, jantares, bodas, festas infantis e afins, somente nos estabelecimentos comercias que possuam em seu alvará de funcionamento autorização . Serviços de alimentação para eventos e serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas também estão permitidos. 

Cultos e atividades religiosas presenciais tambem poderão acontecer. 

Na realização destas atividades a ocupação máxima deverá ser de 50% 

Transporte coletivo municipal 

Transporte coletivo municipal está autorizado a funcionar. A lotação máxima permitida em cada veículo deverá respeitar 50% da capacidade, priorizando o distanciamento.

Serviços de alimentação 

A comercialização de alimentos e bebidas através de food truck ou ambulante deve ser realizada exclusivamente por tele-entrega e retirada no balcão. Fica proibido o consumo de qualquer espécie de bebidas e gêneros alimentícios no local.

Proibida a apresentação de músicos em estabelecimentos de alimentação entre 02:00h e 06:00h.

Durante o funcionamento, independente do horário, os atendimentos presenciais estão limitados a 50% da capacidade máxima permitida no estabelecimento, com o distanciamento entre os clientes.

Entre 02:00h e 06:00h os serviços de alimentação deverão funcionar pelo sistema de delivery. 

Mercados, supermercados e bancos

Caixas lotéricas: Limitação de 40% de acesso de clientes no atendimento pessoal. O acesso a área de atendimento fica restrito a somente uma pessoa por unidade familiar.

Mercados: Limitação de 50% e acesso de somente uma pessoa por unidade familiar

Atividades esportivas 

Permitido o funcionamento de academias, natação, hidroginástica, hidroterapia, bem como em clubes sociais e afins

Proibida a realização de competições esportivas amadoras tais como, torneios, festivais, copas e similares.

Colunistas