nsc
dc

Artes

Prêmio AF de Arte Contemporânea abre inscrições para edição 2021

Vencedor receberá uma residência artística de três meses em Paris; inscrições vão até 16 de setembro

17/08/2021 - 10h12

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Age Quod Agis (Jan M.O.)
Em 2021, a premiação chega à oitava edição
(Foto: )

Estão abertas as inscrições para o Prêmio AF de Arte Contemporânea, uma das principais janelas das artes visuais de Santa Catarina. Artistas de todo o estado podem se inscrever entre 16 de agosto e 16 de setembro. Em 2021, a premiação chega à oitava edição e integra o calendário de celebrações de 65 anos da Aliança Francesa Florianópolis. Como já é tradição, o vencedor fará uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Podem se inscrever artistas de todas as idades e que morem em Santa Catarina, pelo formulário online disponível no site da Aliança Francesa de Florianópolis. O Prêmio AF de Arte Contemporânea também repete a parceria com a Fundação Cultural Badesc: pela terceira vez, a instituição será sede da exposição coletiva dos três finalistas. A abertura da mostra está agendada para outubro e novembro deste ano.

Como nas edições anteriores, o Prêmio AF 2021 vai reconhecer a trajetória dos artistas, e não apenas uma obra específica. Por isso, a avaliação das propostas será a partir do portfólio apresentado, que pode variar de 10 a 30 obras produzidas em qualquer técnica, de desenho a impressão, instalação a performance, entre outras. Além da seleção das obras, os candidatos deverão submeter biografia e nota sobre o processo criativo. O regulamento completo está no site.

> Sérgio Reis vai responder a inquérito por incitar paralisação de caminhoneiros

Residência artística em Paris

A seleção dos três finalistas será feita em setembro, por um comitê artístico. Os vencedores serão anunciados ainda no final de setembro, e a mostra coletiva será entre 9 de outubro e 11 de novembro. Além da participação na exposição, os três finalistas ganharão dois semestres de aulas de francês na Aliança Francesa Florianópolis.

O vencedor, anunciado no dia da abertura da mostra, irá participar de uma residência artística na Cité Internationale des Arts, em Paris, por até três meses, com passagens e estadia pagas, além de ajuda de custo. Inaugurada em 1965, a Cité é uma instituição reconhecida mundialmente por ser uma residência-ateliê para artistas de todas as especialidades e nacionalidades.

Leia também:

> Schwarzenegger critica movimento anti-vacina e dispara: "Você é um babaca se não usa máscara"

> "Free Guy: Assumindo o Controle": conheça os personagens do novo filme estrelado por Ryan Reynolds

> Rosamaria, do vôlei: "Conquistamos nosso espaço nessas Olimpíadas"

Colunistas