nsc
    an

    Saúde

    Copeira é a primeira vacinada contra a Covid-19 em Joinville

    Município começou a vacinar 5,6 mil pessoas contra coronavírus nesta terça-feira

    19/01/2021 - 13h12 - Atualizada em: 19/01/2021 - 17h39

    Compartilhe

    Patrícia
    Por Patrícia Della Justina
    Hassan
    Por Hassan Farias
    Rosângela de Oliveira Cardoso trabalha há 27 anos no Hospital Municipal São José
    Rosângela de Oliveira Cardoso trabalha há 27 anos no Hospital Municipal São José
    (Foto: )

    A copeira Rosângela de Oliveira Cardoso, de 51 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus em Joinville, durante a tarde desta terça-feira (19). As doses chegaram a Joinville por volta das 10h30 e a cerimônia para a primeira vacinação foi realizada às 14h no Hospital Municipal São José. Rosângela atua na área há 27 anos na unidade. Confira o momento da vacinação no vídeo ao fim da matéria.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    — Me sinto muito feliz, muito feliz mesmo. Esperei muito tempo por essa chance — disse Rosângela após receber a dose da vacina.

    > Confira a entrevista completa com Rosângela

    Além dela, na sequência para receber a aplicação estavam sete profissionais que também atuam no mesmo hospital, entre eles, médico, enfermeira, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, radiologista e recepcionista. Os profissionais foram selecionados para representar seus grupos de trabalho. 

    A primeira dose foi aplicada pelo vacinador Odair da Silva, profissional que atua há 22 anos na Prefeitura de Joinville. 

    — A emoção foi muito grande. Não esparava que eu seria o primeiro vacinador, da primeira vacina de Joinville. Fiquei feliz por ter sido escolhido. Estávamos na expectativa pela vacina, assim como todos os brasileiros — conta Odair.  

    Primeiros profissionais vacinados

    A segunda pessoa a receber a dose da vacina em Joinville foi Nilce da Silva de Paula, auxiliar de higienização. Ela trabalha há 11 meses na unidade e desempenha suas atividades nos setores que atendem pacientes com Covid-19 . 

    Na sequência, o médico pneumologista Fabiano Luís Schwingel foi o terceiro a receber a primeira dose da vacina. Ele trabalha há 18 anos no hospital e integra a equipe médica de cuidados aos pacientes com Covid-19.

    > SC tem suspeita de contaminação pela variante amazônica do coronavírus

    Robson Duarte, enfermeiro que atua há 25 anos no hospital, foi o quarto profissional. Desde o início da pandemia Robson trabalha na UTI cuidando de pacientes com coronavírus. 

    A técnica de enfermagem Marilda Nascimento Gonçalves, que trabalha há 18 anos na instituição, foi a quinta profissional do hospital a ser vacinada. Ela atua na linha de frente dos atendimentos desde o início da pandemia.

    Na sequência, foi a enfermeira Graziela de Luca Tonon. A enfermeira trabalha há três anos na instituição, mas desde o início da pandemia atua na UTI exclusiva para Covid-19.

    Wagner Augusto Ramalho, que realiza exames de imagem em pacientes com covid, foi a sétima pessoa a ser vacinada na cidade. Depois dele, o recepcionista David Alexandre Barbosa foi o último a receber as doses durante a cerimônia. Ele trabalha há três anos no local e atua nos atendimentos da Central de Internação do Pronto-socorro.  

    Logo após a cerimônia, a vez foi dos demais profissionais que atuam na UTI exclusiva para pacientes com Covid-19. Eles devem ser chamados cada um por vez para receberem as doses. 

    — Eu quero agradecer a todos os profissionais da saúde que têm se dedicado há quase um ano em frente à pandemia. É um esforço desumano, muitas vezes, o que esse profissionais passaram. Também quero agradecer à ciência que hoje dá um grande passo para nos trazer esperança — disse o prefeito Adriano Silva durante a cerimônia.

    Doses chegaram nesta manhã

    As doses chegaram a Joinville por volta das 10h30. As aplicações iniciaram na tarde desta terça-feira (19). No total, a maior cidade de SC recebeu 5.624 doses da vacina. Dessas 882 são para idosos com 60 anos ou mais que estão em instituições de longa permanência (lares de idosos) e 4.742 para profissionais da saúde. 

    Os primeiros imunizados foram profissionais de diversas frentes de atendimento do Hospital Municipal São José.

    Assim que mais doses forem disponibilizadas pelo Governo Federal e outros grupos prioritários forem contemplados, a Prefeitura de Joinville irá informar sobre o atendimento nas salas de vacina e o agendamento para a Central de Imunização de Joinville, que está em fase final de montagem, no Centreventos Cau Hansen.

    Como acontece a vacinação

    A primeira fase será por demanda espontânea nos postos de saúde e por agendamento prévio pela internet em uma central de imunização que será montada no Centreventos Cau Hansen. No entanto, esta etapa ainda não tem prazo previsto porque depende da chegada de novos imunizantes. 

    Durante a primeira vacinação, será realizado o agendamento para a segunda dose. Em seguida, a pessoa ainda precisa esperar por alguns minutos para monitoramento de segurança, onde será detectada alguma reação à vacina, por exemplo. Isso é previsto pelo plano nacional de imunização. Todo esse processo deve durar entre 20 a 25 minutos.

    > Vacinação da Covid-19 em Joinville: entenda como será

    > Vacina contra a Covid-19: quem pode ou não tomar

    Joinville tem 150 mil seringas e agulhas disponíveis

    Segundo o secretário da Saúde, o estoque atual de materiais como agulhas e seringas é de cerca de 150 mil disponíveis. No entanto, a cidade conta com 200 mil a mais que estão em processo de entrega.

    O município também adianta que a cidade terá mais contingente do plano Federal e Estadual, sendo o montante suficiente para cumprir a primeira fase independentemente da data em que as doses devam chegar.

    > Vacinação contra a Covid-19: a importância e a segurança das vacinas

    Conservação das vacinas

    As 53 salas possuem unidades de conservação padrão para os imunizantes e mais 35 já foram adquiridas e estão em processo de entrega. Eles mantêm as vacinas refrigeradas nos pontos de vacinação.

    Confira o momento da primeira vacinação contra o coronavírus em Joinville: 

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas