O mercado de blindagem de veículos no Brasil está em alta devido à crescente insegurança sentida pela população. Em 2024, mais de 34 mil veículos foram blindados, somando uma frota de cerca de 400 mil unidades, gerando um faturamento de aproximadamente R$ 3,5 bilhões para o setor.

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Um levantamento da Webmotors revelou aumento no interesse por carros blindados no Brasil no primeiro trimestre de 2025. As visitas a usados blindados cresceram 14% nos mecanismos de busca da plataforma, enquanto os modelos blindados zero-quilômetro tiveram um aumento de 8%.

“O considerável crescimento do interesse por blindados seminovos indica a força do usado como uma alternativa que torna essa categoria mais acessível e viável financeiramente no País”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

Custo e níveis de proteção

A blindagem consiste em reforços com materiais específicos, como aço e policarbonato, para aumentar a resistência a armas de fogo e explosões, com diferentes níveis de proteção e preços a partir de R$ 50 mil.

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Além do preço da blindagem, há custos adicionais com manutenção, maior consumo de combustível, seguro mais caro e dificuldades na revenda, pois o mercado é restrito e a depreciação mais acentuada.

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É necessário regularizar a documentação através do Sistema de Controle de Veículos Blindados (Sicovab) e realizar vistorias para garantir a legalidade e segurança do veículo.

Algumas montadoras, como a Volkswagen, oferecem opções de blindagem de fábrica, preservando a garantia original. Há também empresas parceiras das marcas autorizadas a blindar sem afetar a garantia, mas é sempre importante checar.

A tendência é que a demanda por veículos blindados continue em ascensão, priorizando segurança, conforto e tranquilidade no deslocamento diário.

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Volks lidera as buscas: confira os modelos blindados mais buscados

Modelos usados

  • Toyota Corolla (17%)
  • Volkswagen Jetta (11,4%)
  • Volkswagen Tiguan (10,5%)
  • BMW 320i (10,5%)
  • Volkswagen Passat (10,4%)
  • Porsche Cayenne (9,1%)
  • Toyota Hilux SW4 (8%)
  • Honda Civic (7,8%)
  • Volkswagen Golf (7,7%)
  • Volvo XC60 (7,6%)

Fonte: Webmotors

Veja imagens dos modelos

Modelos zero-km

  • Toyota Corolla Cross (16,7%)
  • Toyota Hilux SW4 (13,3%)
  • Caoa Chery Tiggo 7 Pro (11,4%)
  • BMW X6 (9,4%)
  • Toyota Corolla (8,7%)
  • Volkswagen Nivus (8,5%)
  • Honda HR-V (8,3%)
  • Volkswagen T-Cross (8,1%)
  • Hyundai Creta (8%)
  • Jeep Compass (7,6%)

Fonte: Webmotors

O levantamento considera visitas em modelos blindados na plataforma entre janeiro e março de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

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Interessante notar que entre os blindados usados, a Volkswagen lidera com 4 entre 10 modelos mais pesquisados e os sedãs são os preferidos.

Já entre os novos, predominam os SUVs – 9 entre 10 – e a Toyota é a marca mais buscada.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

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