Protagonistas durante a pandemia, os profissionais de saúde e estudantes têm trabalhado na linha de frente de combate à Covid-19, auxiliando os pacientes, isolando e tratando as pessoas infectadas. O árduo papel ainda parece não ter fim. A rotina diária é de horas a mais de atendimento e orientações, o que reforça ainda mais o papel daqueles que trabalham na área da saúde.
Continua depois da publicidade
> “Fura-fila” em internação na UTI Covid em Chapecó é alvo de investigação do Ministério Público
A pró-reitora acadêmica da Unoesc, Lindamir Secchi Gadler, destaca que, embora o mundo viva uma pandemia, existem outras doenças e necessidades de atendimento à população. Ainda, os problemas sociais trouxeram à tona outras questões emocionais e muitas pessoas precisam de atendimento psicológico. Assim, as diversas atuações se tornaram ainda mais relevantes e, consequentemente, o apoio da comunidade acadêmica mais necessária.
Atendimento à comunidades em diversas Graduações
A Unoesc conta com diversos campi no Oeste catarinense: São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Maravilha, São José do Cedro, Chapecó, Xanxerê, Xaxim, Joaçaba, Capinzal, Campos Novos e Videira.
A Universidade oferece o curso de Medicina, em Joaçaba, e nos diversos outros campi as graduações em Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Farmácia, Radiologia e Medicina Veterinária.
Continua depois da publicidade
Durante o início da pandemia, os atendimentos foram reorganizados e a instituição fez adaptações nas estruturas para que houvesse a continuidade de atendimento à população. As aulas passaram a ser ministradas de forma remota, com exceção das aulas práticas, onde os estudantes estão diretamente envolvidos com a população.
— Nesse momento, em que toda a área de saúde está fortemente envolvida em todos os municípios, a Unoesc contribuiu para ativação de um laboratório de testes de Covid-19, além de laboratórios com a fabricação de álcool em gel, atendimentos odontológicos, psicológicos, fisioterapêuticos, médicos. Na área da enfermagem atuam nas diversas demandas dos ESF municipais, ajudando na vacinação, nas estratégias e políticas públicas de saúde — afirma a pró-reitora.
A Unoesc não teve interrupção nas práticas nos cursos das áreas da saúde e para tal, realizou o atendimento a todas as medidas de segurança necessárias.Além disso, estar inserida na rotina da cidade e suprir as necessidade do local onde ela está instalada é premissa da universidade comunitária, que oferece serviços à população, sem cobrar nada por isso.
— Contamos com clínicas de atendimento à saúde pública e com atendimento gratuito a comunidades carentes de diversos municípios. Por exemplo, a fisioterapia pós-covid é muito importante para a recuperação do paciente. Já a enfermagem está à frente da organização da vacinação e de políticas públicas de diversas regiões — completa Gadler.
Continua depois da publicidade
Acompanhe o especial Espaço Saúde
Leia também
Saiba como monitorar suas noites com aplicativos
Profissional da saúde celebra altas de UTI com música em SC: “É gratificante ver o paciente vencer”