nsc
nsc

Impact Hub

Programas do Impact Hub Floripa finalizam 2021 com saldo positivo

Conheça a comunidade Impact Hub Floripa que vai além dos coworkings regionais

28/12/2021 - 09h36

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Demoday do programa O Salto Aceleradora, realizado na cidade de Ascurra (SC).
Demoday do programa O Salto Aceleradora, realizado na cidade de Ascurra (SC).
(Foto: )

Conhecido na grande Florianópolis por três dos maiores coworkings da região, o Impact Hub Floripa atua também em outras frentes, com programas nacionais diretamente relacionados a negócios de impacto.

Apesar dos desafios do segundo ano da pandemia, os programas O Salto Aceleradora e A Chamada de Impacto chegaram ao fim de 2021 com resultados expressivos de impacto sócio-econômico. Os resultados que você lê abaixo, são dados preliminares. A análise do impacto total da instituição ainda está sendo feita e você poderá conferir o Relatório de Impacto geral em breve, no site da instituição.

O Salto Aceleradora de MEIs

Os desafios econômicos do país se sobressaíram nestes quase dois anos, com o desemprego atingindo 14,9% da população no terceiro quarter de 2020 e se mantendo acima de 14% até maio deste ano. Paralelamente a este movimento, instituições de apoio ao Microempreendedor Individual registraram um aumento considerável na abertura de MEIs, o que indicou um claro movimento de buscar no empreendedorismo uma fonte de renda.

É nesse contexto, que programas como O Salto se fazem ainda mais necessários e fazem a diferença na vida das pessoas. Com uma metodologia criada pelo Impact Hub Floripa e viabilizada por instituições de renome, como Sebrae (nacional e regional), Viacred, OIM (órgão da ONU para imigrantes) e diversas prefeituras, O Salto acolhe empreendedores em diferentes estágios, ajudando-os a organizar e planejar o futuro de seus negócios.

Este ano, foram 25 turmas realizadas em 12 cidades de 6 estados diferentes! E embora a instituição não tenha ainda os dados de impacto definitivo do programa, os dados preliminares indicam que, juntos, os alunos do programa conquistaram mais de 4.000 novos clientes, e cada microempreendedor teve um aumento considerável de sua renda mensal.

O Salto Aceleradora - e portanto o alcance do Impact Hub Floripa - chegou a lugares como Pernambuco, Minas Gerais, Manaus e Amazonas, além, é claro, de Santa Catarina, onde foi idealizado.

A Chamada de Impacto

O empreendedorismo nasce nos mais variados lugares, e nas mais diversas situações. Mas nem sempre as oportunidades acompanham, e o Impact Hub Floripa sabe disso. Por isso, criou um movimento que visa dar suporte ao pequeno empreendedor ou aspirante a empreendedor individualizando o olhar sobre suas necessidades. Assim surgiu A Chamada de Impacto, o programa focado em comunidades em situação de vulnerabilidade.

> Vai sair de férias? Não deixe o planejamento de lado

A metodologia prevê capacitação empreendedora, mas não para por aí. Além disso, o cronograma do programa prevê oficinas, laboratórios de troca, 3 mentorias por empreendedor e uma feira de oportunidades, que não só ajuda a dar o kick off de muitos negócios, mas também movimenta a economia local.

Este ano, foram 3 turmas em 3 cidades do Mato Grosso. Foram aproximadamente 170 empreendedores que finalizaram o programa e todos geraram renda extra com seus negócios. Os dados de impacto total ainda estão sendo levantados, mas a análise preliminar já adianta que foram mais de R$18.000 apenas nas feiras.

Sobre o Impact Hub Floripa

São três unidades espalhadas pelos endereços mais inovadores e importantes da Grande Florianópolis: além de estar no berço da inovação da cidade, a CIA Acate, há também uma unidade na Beira-mar norte e outra na Pedra Branca, em Palhoça. Mas o negócio do Impact Hub Floripa vai além de suas unidades físicas, de seus espaços inspiradores e de suas comunidades vibrantes.

O Impact Hub Floripa é um idealizador de grandes programas de impacto socioeconômico, que realiza com o apoio de parceiros como Sebrae (nacional e regional), Viacred, OIM (órgão da ONU para imigrantes) e diversas prefeituras. São programas de aceleração de MEIS e educação empreendedora, que contam com uma metodologia exclusiva e podem ser aplicados em todo o Brasil.

Além disso, o Impact Hub Floripa faz parte de uma comunidade de Impact Hubs que se estende por todo o mundo. A rede está presente em mais de 100 cidades de 60 países - e todas as unidades, sem exceção, foram feitas para causar um impacto positivo no mundo.

Acesse o especial Impact Hub no NSC Total e confira outras ações da entidade.

Leia também

Geração de emprego e crescimento econômico: confira o impacto do Salto Aceleradora de MEIs em 2020

Programa de aceleração para MEIs expande sua atuação para abrangência nacional

Colunistas