nsc
nsc

Precaução

Vai sair de férias? Não deixe o planejamento de lado

Organização evita dores de cabeça e imprevistos durante a temporada. Cuidados com a saúde também devem estar em pauta

22/12/2021 - 10h49

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Laboratório SC, férias de final de ano - NSC
Cuidados com a saúde devem ser prioridade antes de pegar a estrada e durante as férias.
(Foto: )

Entrar de férias ou em recesso é o que todo mundo espera nesta época do ano. O trabalho e os compromissos do dia a dia dão lugar ao descanso, à praia, festas e à curtição. Para desfrutar os dias livres ao máximo, é preciso colocar em prática um bom planejamento: definir os locais para conhecer, roteiros para explorar e organizar a vida financeira são apenas alguns dos itens para riscar na lista de prioridades antes de dar tchau às obrigações.

Anotar os planos é fundamental

Quem pouco se planeja, pouco aproveita. Embora algumas pessoas prefiram curtir as férias sem muitos planos, ainda assim é preciso do mínimo de preparação para reduzir riscos e imprevistos. Em caso de viagem, é importante escolher o destino, as datas, definir a hospedagem entre hotéis, pousadas e imóveis para locação, além de combinar todo o roteiro com a família ou com os amigos. Se vai sair da cidade, é hora de optar entre avião ou carro. Se um automóvel alugado for a preferência, basta escolher uma locadora. Caso contrário, a manutenção veicular também entra na lista para pegar a estrada com segurança.

Preparar o bolso previne surpresas

Ainda que as pré-férias estejam totalmente combinadas, sair de casa sem uma reserva financeira nunca é uma boa ideia. É impossível prever quando será necessário contratar um serviço de emergência, como chaveiros, guinchos, eletricistas e mecânicos. Outra dica é andar com diferentes formas de pagamento: dinheiro, cartão de débito, crédito e transferência via pix.

Segurança dentro e fora de casa

Se o objetivo é aproveitar os dias livres fora de casa, deixá-la segura é imprescindível. Bandidos aproveitam esta época do ano em que as pessoas passam mais tempo na rua para invadir e furtar residências. Por isso, reforçar portas e janelas ou até mesmo investir em um sistema de segurança pode ser uma excelente saída.

Cuidados com a saúde devem começar antes das férias

Saúde está sempre em primeiro, segundo e terceiro lugar. Afinal, não há bem mais valioso do que a vida. Antes de embarcar no recesso de fim de ano, vale produzir identificação para as crianças, como pulseiras e correntes com o telefone dos responsáveis. Em caso de doenças e alergias preexistentes em pessoas de qualquer idade, é possível catalogar informações que podem ser úteis em casos de emergência médica.

Mas para diminuir ao máximo as chances de uma situação de urgência, o melhor caminho é realizar um bom check-up de saúde, com exames laboratoriais completos. A alta exposição ao sol, o consumo de bebidas alcoólicas e a alimentação desbalanceada, comuns às férias de verão, podem servir de gatilho para desconfortos repentinos.

> Preocupação com a saúde masculina não deve se limitar ao penúltimo mês do ano

Através da análise de exames como hemograma, colesterol HDL e LDL, creatinina, glicose e triglicerídeos, por exemplo, é possível identificar uma gama de doenças que podem se manter silenciosas por um bom tempo antes dos primeiros sintomas aparecerem. Diabetes, anemia, infecções virais e bacterianas, problemas no fígado, no coração e distúrbios metabólicos são algumas das patologias que são identificadas em uma coleta de sangue. Exames de fezes e urina também são necessários e esclarecedores.

Além disso, vivenciamos um momento de pandemia. Apesar do avanço da vacinação e da constante diminuição dos números de casos positivos e também de vítimas fatais da Covid-19, viajar com segurança ainda é essencial. Por isso, os médicos e autoridades de saúde recomendam só pegar a estrada com os testes realizados em até 72 horas antes do início da viagem - e, claro, com resultado negativo para a doença.

Em todos os casos, contar um um laboratório de confiança é essencial. O Laboratório Santa Catarina é referência em exames laboratoriais e análises clínicas no Estado e há 47 anos garante segurança nos procedimentos e nos resultados dos exames que oferece.

> Laboratório Santa Catarina completa 47 anos e lança nova identidade visual

Mesmo em período de férias e festas, onde boa parte dos estabelecimentos entra em recesso, o Laboratório SC permanece funcionando, sendo possível a realização de exames mesmo entre o natal e o ano novo – o laboratório fecha para o público externo apenas nos dias 25 de dezembro e dia 01 de janeiro, e atendendo até às 12h nos dias 24 e 31 de dezembro, sendo que o atendimento ao Hospital SC segue ininterrupto.

Laboratório SC - NSC - Fim de ano
Laboratório SC, referência no Estado, permanece em atendimento durante o período de festas.
(Foto: )

Laboratório de SC é referência em exames no Estado

Com mais de quatro décadas de história, o Laboratório Santa Catarina se destaca pelo pioneirismo na área de cardiologia e hematologia, com exames avançados de alta tecnologia e uma equipe médica focada no atendimento humanizado e de excelência. Entre os diferenciais do Laboratório, destacam-se as coletas domiciliares e empresariais, a área técnica com atendimento 24 horas, o atendimento infantil especializado, sala conforto para exames especiais e acesso a resultados de exame via internet.

Saiba mais sobre o Laboratório Santa Catarina acessando o site.

Leia também

Vai sair de férias? Saiba como deixar sua casa protegida para viajar com tranquilidade

Vinhos finos produzidos em SC são destaque nas festas de fim de ano

Colunistas