Mulheres Empodera é um projeto criado por professoras universitárias que pretende estimular a autoestima de mulheres em Itajaí, Santa Catarina. A iniciativa atende mulheres de 18 a 80 anos em situação de vulnerabilidade social e de risco.

Continua depois da publicidade

O projeto surgiu em 2020 quando Fabiana de Bittencourt Rangel e Natalí Nascimento, professoras da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), levantaram um diagnóstico do perfil das vagas ociosas no balcão de emprego do município de Itajaí e do número de mulheres fora do mercado de trabalho em busca de oportunidades.

Após perceberem que o número de mulheres em busca de oportunidades era grande, mas que, de alguma forma, essas mulheres não acessavam às vagas, a ideia de criar o projeto Mulheres Empodera surgiu. O objetivo era capacitar mulheres para inserção ou reinserção no mercado de trabalho e possibilitar melhores condições financeiras, sociais e emocionais para as participantes da iniciativa.

Obras de revitalização fecham acesso ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

De acordo com Fabiana, o objetivo do projeto é desenvolver o empoderamento feminino, a capacitação profissional e a melhoria do processo de inserção socioeconômica das mulheres participantes do projeto. Para atingir esse objetivo, as ações realizadas durante o projeto contribuem com:

Continua depois da publicidade

  • Diálogos com as mulheres para fortalecimento do empoderamento e empreendedorismo feminino.
  • Auxiliam no autoconhecimento e na decisão de carreira e estudos.
  • Qualificam, por meio de oficinas e cursos, as mulheres para se desenvolverem profissionalmente.
  • Contribuem para melhoria dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O projeto é coordenado pelas duas profissionais de educação, mas a iniciativa também recebe alunos voluntários de todos os cursos da universidade.

Ações e parcerias

Nos últimos anos, o Mulheres Empodera vem realizando ações na comunidade e promovendo a socialização e o acolhimento dessas mulheres. Professoras e colaboradoras do projeto visitam centros de referência de assistência social (CRAS) da região e realizam palestras, conversas e outras atividades.

O projeto atua tanto com ações fixas como ações pontuais, com campanhas específicas. Por ter parceria com as Secretarias de Assistência Social dos municípios de Itajaí e Navegantes, o Mulheres Empodera atua junto aos espaços compartilhados dos CRAS.

Continua depois da publicidade

Adolescente catarinense está na grande final do Pequenos Gênios 2025

Além disso, em parceria com o Programa Acessuas Trabalho em Itajaí, programa do Governo Federal que visa promover a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco, o Mulheres Empodera também atua em casas de acolhimento de mulheres vítimas de violência, asilos, presídio feminino e escolas.

Segundo Fabiana, a última ação realizada foi no dia 11 de agosto no Presídio Feminino Regional de Itajaí. Em parceria com o curso de Música da Escola de Negócios, Educação e Comunicação da Univali, a ação especial foi realizada devido ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

— A atividade contou com participação da professora Giana Cervi e promoveu momentos de reflexão e acolhimento sobre temas fundamentais como autoconhecimento, autocuidado e autoestima, essenciais para o fortalecimento feminino — contou Fabiana em entrevista ao NSC Total.

Entre os destaques da ação, a professora destaca a dinâmica com a música “O Sol”, da banda Jota Quest, que promoveu “uma conexão entre corpo e mente e um espaço de troca e escuta sensível para as policiais penais e aproximadamente 300 internas”

Continua depois da publicidade

Veja fotos do projeto

Momentos únicos e especiais

Para Fabiana, além de oferecer aprendizados para mulheres atendidas, o projeto também ensina muito para as colaboradoras por trás da iniciativa.

— A cada encontro com as mulheres da comunidade é possível aprender e conhecer novas realidades, novos dilemas, novas dificuldades, novos recomeços, novas oportunidades e novas culturas. Cada encontro é único. Cada comunidade tem seus contextos, suas dores e suas conquistas— afirmou.

— Valorizar a essência de cada mulher é nós permitir viver intensamente cada momento, cada amizade, cada acolhimento e cada experiência que o projeto nos oportunizada. São momentos únicos, intensos e de conexão— diz a profissional

“Pedaço da Itália”: Cidade de SC encanta com paisagens, gastronomia e costumes europeus

Apesar dos momentos únicos, o trabalho tem suas dificuldades.

— Os desafios também são diários e vão desde a manutenção dos espaços já conquistados até o alcance de novos ambientes, que nos permitam dialogar, refletir e impactar positivamente cada vez mais a vida de cada participante — contou Fabiana.

Continua depois da publicidade

Para a Secretaria de Assistência Social de Itajaí, o projeto é um espaço de novas conquistas e oportunidades

O projeto Mulher Empodera representa muito mais do que encontros e capacitações. Ele é um espaço onde nossas mulheres em situação de vulnerabilidade social podem resgatar a autoestima, reconhecer seus potenciais e se preparar para novas oportunidades no mundo do trabalho. A Secretaria tem buscado, junto a parceiros como a Univali e o setor de Desenvolvimento Econômico, oferecer não apenas palestras e oficinas, mas caminhos concretos para a autonomia e para a conquista da independência financeira. Ver a participação crescente das usuárias dos nossos Cras e o impacto que isso gera em suas famílias é motivo de grande orgulho para todos nós. Esse é o papel da Assistência Social: transformar realidades, dar voz e abrir portas para um futuro com mais dignidade — afirma a Secretaria.

Veja vídeo sobre o projeto

Ações que ficam na memória

Para Fabiana, diversos momentos que marcaram a trajetória do projeto são inesquecíveis, mas um em especial ficou guardado na memória e no coração da professora.

— Foi durante uma ação que estávamos desenvolvendo no Presídio Feminino. Era um módulo de capacitação para competências para o mercado de trabalho e, na semana anterior, tínhamos conversado sobre inteligência emocional com as internas. Naquele dia, uma delas falou assim “Eu pratiquei inteligência emocional esta semana” e nos relatou que viveu uma situação que podia gerar um conflito, mas que lembrou dos nossos ensinamentos e aplicou o que havia aprendido. Este relato me impactou e mostrou o quanto podemos ajudar e aprender com o projeto — relembrou a profissional.

Continua depois da publicidade

Antonietas

Antonietas é um movimento da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia mais

Obras de revitalização fecham acesso ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

Mais de 800 crianças devem se apresentar no Festival de Ballet Infantil de Criciúma

“Pedaço da Itália”: Cidade de SC encanta com paisagens, gastronomia e costumes europeus