nsc
dc

Retomada

Público de evento-teste em SC vai passar por monitoramento e testes de Covid nos próximos dias

Plataforma de rastreamento deve fornecer dados diários à Secretaria de Estado de Saúde; busca ativa também está nos planos

30/07/2021 - 05h00

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Show da Camerata em Florianópolis foi o primeiro com público da pandemia em SC
Show da Camerata em Florianópolis foi o primeiro com público da pandemia em SC
(Foto: )

O primeiro evento-teste de Santa Catarina ocorreu em Florianópolis durante a noite dessa quinta-feira (29) e contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas. O show da Camerata durou cerca de 2h, mas o estudo para a retomada das atividades culturais ainda não encerrou.

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Pelos próximos 14 dias, os participantes serão monitorados pelo Estado através de busca ativa, com ligações ou mensagens, e de uma plataforma de rastreabilidade já utilizada pelo público ao fazer check-in no Centro Integrado de Cultura (CIC). Além disso, plateia e músicos serão submetidos a novos exames de coronavírus.

Todas as medidas adotadas no primeiro evento-teste, dos dias que antecederam o show aos seguintes, fazem parte de um protocolo que está em avaliação por equipes de saúde e de duas universidades, para a retomada do setor de entretenimento.

O principal objetivo é observar o comportamento do público para avaliar se as pessoas usam a máscara e respeitam o distanciamento (de 1,20m entre pessoas que não integram o mesmo grupo familiar), por exemplo.

Quais cidades já tiveram eventos-teste desde o início da pandemia?

Assista ao show do evento-teste:

Quais são os próximos passos do evento-teste?

Terá isolamento dos participantes após o evento?

Não. Após o show todos os participantes mantêm suas atividades normalmente, seguindo as regras sanitárias que já existem. No entanto, todos concordaram previamente em ser monitorados por pelo menos 14 dias.

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Como ocorre o monitoramento?

Já dentro do CIC, o público precisou escanear o QRCode disponibilizado nas poltronas para fazer check-in. Segundo o gerente de marketing da Santur, Fábio Farber, no primeiro momento as pessoas já podem avaliar, através de suas percepções, sobre as medidas de segurança do local: boa, regular ou ruim. 

Show durou cerca de 2h e contou com homenagem aos profissionais da saúde
Show durou cerca de 2h e contou com homenagem aos profissionais da saúde
(Foto: )

Ao final do evento, ou no momento em que o participante decide ir embora, ocorre o check-out com novo escaneamento do QRCode.

- Se ele sair e esquecer o check-out, depois de um tempo a plataforma entende que [o participante] já saiu e dá a baixa automaticamente. Fazendo isto, o sistema já está apto a monitorar esse participante que durante 14 dias vai ficar 'pingando' na base da Secretaria de Estado Saúde - explica Farber. 

Nessas duas semanas, ainda de acordo com Farber, a pessoa que esteve no evento é monitorada para saber se positivou para coronavírus. Caso esteja infectada, é orientada a ir ao médico. Já as demais pessoas que estiveram sentadas mais próximas àquela que confirmou a contaminação, serão avisadas. 

- Além da rastreabilidade feita pela plataforma, haverá uma do Senac, que vai entrar em contato depois de cinco dias e pedir para a pessoa preencher um formulário, dizer como está. Vai ser monitorada também a percepção da pessoa, o sentimento dela em relação à pandemia. Então é um contexto maior de rastreabilidade dentro do evento-teste, que é um evento científico - conclui.

Oktoberfest Blumenau 2021 é cancelada

Quando ocorre o teste de Covid?

Cinco dias após o show os participantes voltam a ser testados com PCR. Entre dois a três dias após o exame, os resultados são disponibilizados. Os mesmos testes de coronavírus foram realizados no público três dias antes ao evento como requisito.

Leia também:

Eric Clapton diz que vai se recusar a tocar em locais que exijam vacina

Foo Fighters faz show para 20 mil vacinados em Nova York

Museus Virtuais: Renascimento e Barroco no norte europeu são tema de nova sessão

Colunistas