Trinta e cinco bairros de Joinville cresceram em população e quatro perderam habitantes nas últimas duas décadas, de acordo com os números do Cidade em Dados, divulgados pela prefeitura. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os dados mostram que o maior crescimento aconteceu no Paranaguamirim, que teve aumento populacional de 225%, de 2000 até 2020. Em comparação, no mesmo período, Joinville teve um incremento de 39% na população.

O Paranaguamirim tinha 9,8 mil habitantes no inicio do século, logo após sua criação a partir do desmembramento do Jarivatuba. No ano passado, a população já era de 32 mil pessoas.

O Boehmerwald foi o segundo bairro com maior crescimento, tendo mais do que dobrado a população. Atualmente, são 18 mil habitantes após o aumento de 125% em relação à 2000.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, quatro bairros tiveram redução no número de habitantes durante o período: Jarivatuba (-7,4%,), Adhemar Garcia (-24%), Santa Catarina (-40%) e Itinga (-51,9%). Isso porque passaram por desmembramentos e deram origem a novos bairros.

Novos bairros surgiram nas últimas duas décadas

Nos dados divulgados pela prefeitura, três bairros ainda não haviam sido criados em 2000. O Ulysses Guimarães foi desmembrado dos bairros Adhemar Garcia e Jarivatuba em 2005. No ano passado, 10,8 mil pessoas moravam no local.

O Parque Guarani atualmente tem 12,3 mil habitantes e foi criado em 2004 a partir do desmembramento dos bairros Itinga e João Costa.

Já o Profipo nasceu como um loteamento popular no Santa Catarina e foi transformado em bairro nos anos 2000. Atualmente, tem 5,1 mil moradores.

Continua depois da publicidade

Além disso, o Dona Francisca, criado em 1977, não tinha números relacionados à população em 2000, segundo o Cidade em Dados.

Leia também:

Nova lei em Joinville “facilita” mudança em nomes de ruas

Joinville tem mais de 18 mil imóveis baldios; veja bairros que lideram ranking

Em novo prazo, início das obras da Ponte Joinville agora é para 2023

Reforma de vias na zona Sul de Joinville continua nos planos; binário sem previsão

Recuperação de alameda em Joinville prevê novos espaços; confira imagens

Destaques do NSC Total