
SUA VEZ?
Veja qual a ordem de imunização contra o coronavírus dos grupos de risco e faixas etárias
A vacinação contra Covid-19 em Santa Catarina começou na segunda-feira, 18 de janeiro. Com poucas doses, porém, o início da campanha foi restrito a alguns grupos específicos e motiva a dúvida: "afinal de contas, quando serei imunizado contra o coronavírus?".
> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo
O governo do Estado elaborou um plano de vacinação que enumera as fases e os grupos prioritários para receberem a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) considera quatro fases de imunização, mas a rapidez de aplicação da vacina depende da quantidade de doses a ser enviada a Santa Catarina pelo governo Federal.
No plano, a primeira fase considera 426.678 catarinenses. Estima-se, porém, que cerca de 68.121 pessoas serão vacinadas no Estado com a quantidade de doses recebidas na primeira leva de distribuição. Do total previsto pelo governo, 16% dos catarinenses da primeira fase serão vacinados.
Trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena serão vacinados, o que representa 426.678 pessoas.
Na segunda-feira (18), pouco mais de 144 mil doses chegaram ao Estado. Por isso, considerando as possíveis perdas técnicas e as duas doses necessárias, 68.121 catarinenses serão vacinados. Ao todo, 16% do grupo 1 será vacinado nesta primeira leva, seguindo esta ordem:
- Pessoas com mais de 60 anos em Instituições de Longa Permanência (asilos e casas de repouso): 6.026
- População indígena: 7.710
- Trabalhadores da saúde: 54.385
> Vacinas terão sistema de segurança reforçado em SC
À medida em que o Estado receber mais doses, as demais pessoas do grupo 1 serão imunizadas, bem como os catarinenses das outras fases de vacinação.
844.644 pessoas de 60 a 74 anos serão imunizadas.
1.365.028 pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras. Essas pessoas receberão a aplicação da vacina.
166.289 professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional serão vacinados.
Quem está fora desses grupos não tem previsão de receber a vacina contra a Covid-19 em SC, conforme Plano de Imunização.
Com base no Plano de Vacinação Estadual, as cidades de Santa Catarina tem autonomia para adaptar a ordem de vacinação de acordo com a quantidade de pessoas em cada grupo prioritário. Como a chegada da vacina ao Estado se dará de forma gradual, os grupos populocionais para vacinação serão escalonados a cada nova leva do imunizante que chegar.
Nesse primeiro momento, os trabalhadores da saúde serão as pessoas que mais receberão vacina. Por isso, o Governo do Estado recomenda que a imunização seja feita na seguinte ordem, de acordo com a quantidade de pesoas do município em cada grupo:
• Profissionais que atuam nas UTIs COVID-19
• Profissionais que atuam nas Emergências COVID-19
• Profissionais que atuam no atendimento clínico hospitalar COVID-19;
• Profissionais do SAMU;
• Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Insti tucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);
• Equipes de vacinação que estiverem diretamente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para esta etapa.
> As variantes já conhecidas do coronavírus e a suspeita em SC
Todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, mas a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade da vacina.
*Com supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Vacinas contra Covid importadas da Índia devem chegar nesta sexta ao Brasil
Governo de SC pede ajuda a empresários por carnaval seguro
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: