Há décadas, Joinville sofre com alagamentos e cheias causadas por intensas chuvas. Entretanto, uma obra chamada popularmente de “cidade esponja” promete mudar essa realidade, ao menos no Bairro Vila Nova. Trata-se de uma obra com implantação de Sistema de Drenagem Sustentável (SuDS) sob as calçadas.
Continua depois da publicidade
Os trabalhos foram iniciados ainda em dezembro de 2023, com previsão de conclusão em 36 meses. Até o momento, 50% da obra já foi executada. A estimativa para finalização das intervenções se mantém e a “cidade esponja” deve ser concluída em dezembro de 2026.
O conceito envolve obras do Sistema de Drenagem Sustentável, que recebem águas das chuvas e as armazenam de forma subterrânea, escoando lentamente à rede de drenagem, além de revitalização de duas áreas públicas, como praças e pista de skate.
— Essas praças também vão funcionar como áreas de retenção de água, ajudando a cidade a ficar mais segura nos dias de chuva. Cada rua entregue e cada praça construída é mais do que infraestrutura, é parte de uma Joinville mais moderna, sustentável e preparada para o futuro — cita o prefeito Adriano Silva (Novo).
Veja vídeo gravado pelo prefeito que explica obra
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
São 64 vias do Bairro Vila Nova contempladas no projeto. Serão pavimentados 10,66 quilômetros de ruas com paver e 1,30 quilômetros com asfalto. Além disso, serão construídos 40,35 quilômetros de calçada drenante, 6,42 quilômetros de vala de retenção e 0,74 quilômetros de jardim de chuva ou canteiro inundável. A área total das bordas verdes das calçadas e jardins de chuva resulta em 19.106 metros quadrados de canteiros.
Os investimentos são de R$ 91.247.751,61 para a execução da obra e R$ 4.292.257,48 para a supervisão.
Leia também
Cidade de SC é eleita a mais “azul” do Brasil no “Oscar das praias”
Fotos antigas revelam construção da cidade de SC com orla 100% premiada no “Oscar das Praias”
Chuva de meteoros faz céu de pequena cidade de SC brilhar por horas; VÍDEO







