Pandemia
Os bairros com o maior número de casos ativos, no momento, se concentram na região central e região norte da Capital
Quatro bairros de Florianópolis zeraram os casos ativos de Covid-19 até esta quarta-feira (1º), de acordo com o Covidômetro da prefeitura. Dois deles ficam no Leste da Ilha de Santa Catarina - Barra da Lagoa e Costa da Lagoa. Caieira da Barra do Sul também está nesta lista, assim como Ratones.
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
> Falta de doses atrasa vacinação de adolescentes em sete cidades da Grande Florianópolis
Os bairros com o maior número de casos ativos, no momento, segundo dados da prefeitura, se concentram na região central e no Norte da Ilha. O Centro é o primeiro desta lista, contabiliza 36 casos de coronavírus ativos. Nos Ingleses, 24 pessoas testaram positivo para Covid-19 e seguem isoladas até o momento. Canasvieiras também aparece como um dos bairros com maior número de casos ativos atuais, e registra 20 pessoas infectadas no momento. Logo atrás está ainda o Itacorubi, que soma 19 casos ativos.
Florianópolis ainda possui 25 bairros com registros entre uma e 10 pessoas em fase de transmissão do vírus, segundo o covidômetro do município.
Para o virologista Daniel Mansur, um dos motivos que fazem com que um bairro tenha mais casos do que outro, é a densidade populacional. Segundo o especialista, outras coisas tem influência nesse número, como a quantidade de pessoas inicialmente infectadas.
> Proporção de mortes de idosos por Covid-19 em SC cai quase pela metade em 4 meses
No total, são 542 pessoas em fase de transmissão, de acordo com o covidômetro da prefeitura. Desde o início da pandemia, Florianópolis registra 90.866 casos confirmados e, atualmente, está em nível grave para o coronavírus.
Sobre a situação atual da Capital, o virologista analisa ainda que para a cidade estar "tranquila" em relação ao coronavírus, a segunda dose da vacina é importante.
Em Florianópolis, 217.376 pessoas já completaram o esquema de vacinação, segundo o monitor de vacinação do NSC Total, atualizado nesta quarta-feira. Cerca de 402.7580 receberam a primeira dose até então; a Capital inclui na conta de primeira dose, as pessoas que receberam a vacina Janssen - dose única.
> Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre
Do número total de habitantes em Florianópolis, 42,72% já estão imunizados e receberam as duas doses, conforme dados do monitor NSC.
Santa Catarina registra, atualmente, 11.329 casos ativos - que estão ainda em fase de transmissão - segundo o mapa do coronavírus no Estado do NSC Total.
Na lista das três cidades com maior número de registro desde março de 2020, estão Jonville, Florianópolis e Blumenau.
*Sob supervisão de Vinicius Dias.
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
O amanhecer mais frio do ano em SC
O que é "cringe"? Entenda a briga entre Millennials e Geração Z