É de Santa Catarina o único queijo brasileiro a entrar na lista dos melhores do mundo de 2026. O Morro Azul, da marca Vermont, é produzido em Pomerode e acumula vários prêmios. O mais recente reconhecimento é da Culture Magazine, uma das revistas especializadas no setor queijeiro mais importantes dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
A lista reúne outros 64 produtos à base de leite de vaca, cabra, ovelha e búfala. A seleção é baseada nos resultados das principais competições do ano passado. Em 2025, o Queijo Morro Azul levou ao menos quatro prêmios ou distinções internacionais reconhecendo a qualidade do produto.
— Usamos a revista como referência desde o nosso início produzindo queijos e fomos surpreendidos neste ano na edição de melhores dos melhores, com o queijo Morro Azul figurando entre os mais respeitados do mundo. É uma grande felicidade para o nosso trabalho e mostra mais uma vez que é possível fazer queijos de qualidade e no mesmo nível dos melhores do mundo aqui no Brasil — disse Juliano Mendes, um dos sócios da Queijos Pomerode, ao Globo Rural.
Em 2025, o queijo também acumulou prêmios e outras distinções internacionais:
- Entrou na lista dos 100 melhores do mundo do Taste Atlas, site americano considerado a enciclopédia da gastronomia;
- Recebeu medalhas de prata e bronze na 37ª edição do World Cheese Awards;
- Conquistou a medalha de ouro no Prêmio Queijo Brasil;
- Ganhou a medalha Super Ouro na Copa América do Queijo, realizada no Peru.
- Além do brasileiro Morro Azul, a Culture destacou produtos dos Estados Unidos, França, Bélgica, Índia, Itália, Suíça, México, Alemanha, Japão, Holanda, Reino Unido, Suécia, Espanha e Portugal.
Continua depois da publicidade






