A rainha Silvia Sommerlath, de 80 anos, é filha de uma brasileira com um empresário alemão e casada com o rei da Suécia, rei Carl XVI Gustaf. Silvia diz que tem uma ligação muito forte com o Brasil, principalmente com São Paulo, onde a rainha morou dos 4 aos 14 anos, com sua família. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— Eu tenho um coração brasileiro, uma mente talvez mais alemã, mas o todo agora é sueco. Eu reúno todas essas três nacionalidades e culturas — diz a rainha.

Nascida na Alemanha, Silvia passou a infância no estado de São Paulo, e depois voltou para a Europa com a família. A rainha já visitou o Brasil várias vezes, sobretudo para rever parentes em cidades do interior paulista. Ela fala com carinho do Brasil, e guarda lembranças boas das pessoas que conheceu aqui.

— Meus pais voltaram depois da [Segunda] Guerra para o Brasil, em 1947, então eu tinha dois anos e meio, três anos, e desde então passei uma infância muito gostosa, feliz, cheia de alegria com minha família, todos os meus primos, que são muitos. A família da mamãe era bastante grande, eram oito irmãos, são todos paulistas, de maneira que sempre nas férias a gente se reunia na fazenda dos meus tios, então era sempre aquela alegria gostosa. Também fiquei no colégio Visconde de Porto Seguro até 1957,quando meus pais voltaram para a Alemanha. Tenho muitas amigas ainda em São Paulo e sempre tento voltar a cada ano — afirma a rainha.

Continua depois da publicidade

Silvia completa dizendo que esse jeito de ser segue na família real sueca:

— O Brasil é uma parte da minha vida, uma parte da vida dos meus filhos, da família, que também gostam de jabuticaba, que também visitam o Brasil. O Brasil não é só a imperatriz Amália que deixou os seus traços aqui, porque ela era irmã da rainha da Suécia, Josefina. Brasil e Suécia tem muita coisa junta. Uma parte minha é naturalmente brasileira.

A rainha tem três filhos: a princesa herdeira Victoria, o príncipe Carl Philip e a princesa Madeleine, além de seus oito netos. Silvia mora com o rei em um palácio na capital sueca Estocolmo.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Mulher mais rica do mundo diz viver “escondida” para ser feliz

Conheça um pouco mais sobre a Suécia

Destaques do NSC Total