Com três restaurantes em funcionamento em Florianópolis, todos com uma pegada jovem, descontraída e cheia de sabor, o chef Leo Abreu se destaca com um dos principais nomes da cena gastronômica da capital. Para além das operações de sucesso na cidade, o nome dele é destaque no país através da criação de conteúdo na internet, onde acumula mais de um milhão de seguidores nas redes sociais.

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Há 12 anos na capital catarinense, o início na cozinha foi ainda em São Paulo, sua terra natal. Por lá, Leo trabalhava como personal chef, fazendo pizza na casa dos clientes. Quando chegou em Florianópolis, começou a vender brownies na rua como fonte de renda.

— Quando eu cheguei aqui eu queria continuar empreendendo, então eu vendia os brownies na rua. Mas não tinha muita clareza do que eu ia fazer em relação à área de gastronomia. Eu queria trabalhar com gastronomia, mas não sabia se eu ia ter um restaurante ou para onde a vida ia levar — relembra.

A venda dos brownies cresceu e veio a necessidade de um espaço, que se tornou uma pequena operação com foco na venda de brownie e petit gateau para restaurantes da região e também para o cliente final. O negócio não foi adiante, mas novas ideias surgiram.

De forma paralela, Leo Abreu criou o Ferro, um restaurante-lanchonete com proposta familiar, e começou a criar conteúdo para a internet. Em pouco tempo, viu seu canal do YouTube onde compartilhava vídeos de receitas explodir.

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— Naquela época era bem diferente a internet como a gente conhece hoje. Os vídeos começaram a ganhar força, e eu comecei a construir uma base bem legal fora de Florianópolis. Aos poucos fui crescendo meu nome, fui trabalhando tanto no restaurante quanto na criação de conteúdo, porque eu entendi que uma coisa somava na outra — pontua.

A proposta do Ferro é ser um lugar democrático, podendo atender desde uma criança que quer comer hambúrguer, ao pai que quer um prato de parmegiana. Com comida simples, direta ao ponto e com bastante sabor, o local mescla a opção de sanduíches com pratos, e já está em funcionamento há 6 anos.

A segunda operação aberta por Leo Abreu em Florianópolis foi o Por Dios, uma bodega espanhola. Ambos ficam no Santa Mônica, bairro conhecido pela cena gastronômica e pelos bares. 

— A gente abriu uma bodega espanhola, que no caso é a Por Dios, nesse conceito de tapas, uma coisa bem informal, simples, divertida. É lugar onde as pessoas podem ir comer e beber sem o peso, de repente, de ser uma refeição pesada ou grande. É um lugar para você beliscar e beber — explica.

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O empreendimento mais recente é o Abreus Pizza Shop, inaugurado no Campeche há quase dois meses. O espaço é uma pizzaria no estilo romana, com inspiração de algumas padarias de Roma, na Itália. Além de pizza, o restaurante serve focaccias, paninis e gelatos, e é um sucesso desde a inauguração.

Veja fotos dos restaurantes de Leo Abreu

O chef Leo Abreu conta que, só no último mês, logo após a abertura no final de maio, o restaurante vendeu mais de 6 mil pedaços de pizza e mais de 5 mil unidades de focaccia.

— A Abreus tá sendo, dos negócios, uma surpresa absurdamente legal pra gente em termos de retorno do cliente, de operação mesmo — conta.

Os outros dois negócios não ficam para trás. Na Ferro, a lasanha — em dois sabores, ragu de linguiça e mix de cogumelos — conquistou a fama e o paladar dos clientes. Mas, curiosamente, o prato mais vendido é outro, que só está no cardápio uma vez por semana. A feijoada, vendida aos domingos, ganha de todos os outros, o que é motivo de surpresa para a própria equipe todos os meses.

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Em seguida vem a famosa lasanha e o sanduíche “Ferro”, com carne desfiada, cheddar e picles de cebola roxa. Já na Por Dios, o prato mais vendido é os calamares fritos e a lula com molho romesco, assim como a tortilla de batatas.

Trajetória nas redes sociais

Atualmente, Leo Abreu conta com mais de um milhão de inscritos no canal do YouTube, além de 121 mil seguidores no TikTok e 243 mil no Instagram. Contudo, a trajetória nas redes sociais começou de forma despretensiosa, por incentivo dos amigos, com ele mesmo editando os vídeos ao sair do restaurante. 

— Foi um momento que eu meio que trabalhei dobrado. Obviamente eu tinha esperança de crescer, mas não sabia ao certo o que que eu tava fazendo, eu só tava indo. E cresceu rápido — relembra.

O chef conta que no YouTube, o crescimento foi de forma exponencial e rápida, chegando à marca dos 100 mil inscritos em cerca de três meses. A partir de uma série de vídeos gravados para o GNT, ele se consolidou como um chef de cozinha que tinha um restaurante e também fazia receitas para a internet.

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— Acho que foi um marco da minha carreira, porque as marcas começaram a me olhar de outra maneira também. Assim fui me dividindo entre ser cozinheiro, cuidar do negócio, apresentar, que é o que basicamente eu faço até hoje — afirma.

Leo acredita que o fato de estar nas redes sociais desempenha um papel essencial nas vendas de um restaurante, porém, se feito da forma correta. Ele destaca que em palestra sobre o tema costuma explicar que uma curtida não é uma venda, sendo necessário construir uma dinâmica com o público para levar a audiência a ter interesse de um dia visitar o negócio.

— Eu acho que os donos de negócio deveriam ter uma presença no digital, porém sempre se preocupando com o que realmente interessa, que é a experiência do cliente dentro da casa, porque não adianta nada você despertar um milhão de pessoas que vão ir ao seu restaurante, mas nunca mais vão voltar — afirma o chef.

Tendências e futuro

Leo Abreu explica que dentro do ramo da gastronomia tanto o cardápio quanto a identidade do modelo de negócio são criados com base em referências, construídas a partir de viagens e da oportunidade de conhecer outros lugares. Ele destaca que a gastronomia, como a moda, tem tendências de consumo, e que espera “surfar” em uma delas.

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— Eu acredito que essa onda da focaccia, do sanduíche, dos paninis ainda vai chegar no Brasil. Uma coisa que a gente vê bastante lá fora, mas eu acredito que eu vou pegar uma parcela dessa onda — explica.

Além da inspiração nas viagens, a panificação e manipulação de massas foi o chef que estudou, se especializou e sempre quis fazer. Assim, o Abreus Pizza Shop, última operação aberta, surgiu como um aglomerado desses fatores.

Depois do processo de abertura do novo restaurante, que exige muita dedicação por parte da gestão e um acompanhamento mais próximo da nova equipe, o desejo agora é de respirar fundo e curtir as conquistas.

— No momento eu acho que eu tô querendo curtir, sabe? Tô querendo curtir o que foi criado até então. E olhar com uma visão externa, mais de agradecimento, do que querer um pouco mais — revela.

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— A cozinha é minha vida. A cozinha é onde eu me sinto visto, é onde eu consigo chamar a atenção das pessoas, é onde eu consigo provocar as pessoas. De repente, a ponte com o meu público que me assiste. É onde eu me sinto feliz — finaliza.

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