O influenciador Theo Richard, de 33 anos, viralizou nas redes sociais ao registrar um dos espetáculos mais emblemáticos da capital catarinense: o nascer do sol. Em conteúdos que misturam trilhas, paisagens paradisíacas e uma rotina de conexão com a natureza, o criador de conteúdo motiva pessoas de diferentes partes do país a acordarem mais cedo para viver a mesma experiência.
Continua depois da publicidade
Natural de Florianópolis, a trajetória de Theo como influenciador começou de forma inesperada. Em 2024, após enfrentar um burnout no trabalho, ele decidiu tirar um período sabático. A pausa o aproximou ainda mais das trilhas, praias e do estilo de vida ao ar livre.
— Durante esse tempo eu acabei viajando e aproveitando mais a vida em meio a natureza, trilhas, praia, etc. Como eu já compartilhava fotos/vídeos de drone, começou a aumentar o engajamento e, a partir disso, vi uma oportunidade de levar a sério a produção de conteúdo — disse Theo em entrevista ao NSC Total.
A partir de fevereiro de 2025, ele passou a investir de fato na carreira de criador e viu os seguidores saltarem de 7 mil para 70 mil em menos de um ano. Em uma publicação sobre o nascer do sol em Florianópolis, feita por ele no ano passado, acumula mais de 6 milhões de visualizações.
Espetáculo em Florianópolis
A ideia de registrar o nascer do sol surgiu naturalmente. Acostumado a fazer trilhas ainda de madrugada para alcançar mirantes antes das primeiras horas do dia, Theo começou, inicialmente, a compartilhar os registros para um grupo pequeno de seguidores.
Continua depois da publicidade
— Muita gente começou a pedir mais. As pessoas queriam dicas, recomendações, porque sair de casa tão cedo sempre gera receio — conta.
Dessa forma, ele decidiu transformar o hábito em um nicho de conteúdo e, ao mesmo tempo, estimular outras pessoas a vivenciar o momento. O impacto foi imediato. Nos comentários, seguidores relatam que passaram a acordar antes do expediente para ver o sol nascer. Para Theo, esse é o retorno mais gratificante da produção de conteúdo.
— A gente vive numa correria absurda, sempre olhando pro relógio, pro celular e na mesma rotina sempre. Ver o sol nascer é um dos poucos momentos em que você é obrigado a parar e apenas olhar, de tão bonito que é. Floripa tem cenários incríveis pra isso, e eu sinto que quando a gente se conecta com esse momento, a gente entende por que chamamos de Ilha da Magia — complementa.
Os vídeos do nascer do sol em Florianópolis viralizaram e rodaram o Brasil inteiro. Nos comentários, pessoas relatam que passaram a viver a experiência após as acompanharem as imagens compartilhadas pelo influenciador: “Vi um vídeo seu e fui! Hoje tava lindo!!!”, comentou uma pessoa. “Fui hoje por sua dica e irei mais quantas vezes for possível! Foi memorável e indescritível!”, escreveu outro usuário.
Continua depois da publicidade
Veja as fotos
Os melhores lugares para ver o sol nascer em Florianópolis
Questionado pelo NSC Total, Theo listou os principais pontos de Florianópolis para quem quer ver a magia do nascer do sol na capital catarinense:
Norte da Ilha
Praias: Santinho, Brava, Ingleses (Canto Norte/Esquerdo)
Trilhas: Morro das Aranhas, Morro do Rapa, Morro das Feiticeiras
Leste da Ilha
Praias: Mole, Joaquina, Barra da Lagoa, Moçambique, Galheta
Trilhas: Gravatá, Boa Vista, Farol da Barra, Dólmen da Oração, Secret Joaca
Continua depois da publicidade
Sul da Ilha
Praias: Campeche, Morro das Pedras, Matadeiro, Armação, Ponta das Campanhas, Praia da Caldeira
Trilhas: Morro do Lampião, Saquinho, Lagoinha do Leste (Morro da Coroa, Dedo de Deus ou Costão)






