Três moradoras de Araquari, no Norte catarinense, comemoram juntas, com muita alegria, aniversários centenários. Amigas de infância, Dona Dica, Balbina e Maria Marta foram homenageadas nessa segunda-feira (9) pela prefeitura da cidade em celebração de seus aniversários.
Continua depois da publicidade
Dividir a celebração do aniversário de 100 anos com as amigas de infância é uma conquista para poucos. Juntas, as três amigas viveram momentos importantes da história, como a pandemia de gripe espanhola, a Primeira Guerra Mundial em 1918, a Segunda Guerra Mundial entre 1939 e 1945, a pandemia de covid-19 em 2020.
Veja fotos das três amigas
Além disso, enfrentaram inúmeros desafios de um tempo em que não existia comunicação pela internet, energia elétrica e saneamento básico dentro das casas. Ao longo do último século, as amigas viveram diversas histórias e continuam a compartilhar o amor pela vida.
Sobre o segredo da longevidade, Dona Balbina atribuiu a Deus, “ele me sustentou até esse tempo, sou grata”. Exemplo de vitalidade, a senhora ainda deixou um conselho aos mais jovens.
Continua depois da publicidade
— Tenham paciência e cultivem as boas amizades. No meu tempo, nos reuníamos no quintal para cantar ratoeira, era um tempo bom — diz, relembrando a prática de entoar cantigas.
Como foi a homenagem
Ao entrar na sala, onde a surpresa as aguardava, e ver a amiga, Dona Dica se soltou com Balbina e juntas já “fizeram festa”, ambas com 106 anos. Maria Marta, de 100 anos, completou o trio e as três receberam uma homenagem e flores em vida, proporcionadas pelo projeto Café e Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo de Araquari.
O café caprichado também contou com a presença da Bandeira do Divino, tradição da Festa do Divino Espírito Santo, que acontece no Santuário Senhor Bom Jesus, um símbolo central da devoção e fé.
Entre músicas e conversas, Dona Dica, lembrou a vida feliz da juventude ao lado das amigas.
— Casei, namorei, dancei muito. Para ter uma vida feliz em primeiro lugar você tem que agradecer a Deus — afirma.
Continua depois da publicidade
Para o Secretário de Turismo de Araquari, Paulino Travasso, a homenagem marcou um momento raro e histórico.
— Elas conheceram a Araquari do passado, ajudaram a construir a nossa história, viveram em um tempo, onde esse endereço (atual sede da Secretaria de Turismo) era a Prefeitura da cidade, nada mais justo do que homenagear e agradecer — destaca.
Conheça mais sobre a história das homenageadas
Maria Soares de Oliveira, mais conhecida como Dona Dica, nasceu em 1° de junho de 1919, e hoje tem 106 anos. Casou com Genésio Sebastião de Oliveira, já falecido, com quem dividiu a vida por 48 anos e teve 8 filhos. Desses, três já faleceram. Ao longo da vida, trabalhou na Escola Agrícola como servente, onde se aposentou aos 70 anos. Devota do Senhor Bom Jesus, ela conheceu a primeira Igreja do Bom Jesus. Inclusive, ajudou na construção em 1950.
Balbina Conceição Catarina, nasceu em 1918, casou com Zozino Domingo Catarina, já falecido, e teve quatro filhos. É moradora da Comunidade Quilombola Itapocu (SC). Membro da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Itapocu, produzia flores para o capacete dos dançantes do Grupo Catumbi, manifestação Afro-Religiosa Cultural, existente há mais de 150 anos na comunidade. Dona Balbina teve a história de vida documentada na produção “Flores em Vida – “A História de Uma Anciã”, produzido por Alessandra Cristina Bernardino.
Continua depois da publicidade
A amiga mais nova, Maria Marta Costa, nasceu em 19 de janeiro de 1925. Moradora do Centro de Araquari, é divorciada há mais de 40 anos, mãe de cinco filhos, avó de 10 netos, e tem 13 bisnetos. Ela trabalhou como costureira a vida toda, e hoje se dedica aos cuidados das plantas e do jardim.
Antonietas
Antonietas é um movimento da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Empresário de Joinville recebe convite e garante presença no leilão do Neymar
O que o único dublê brasileiro de Vin Diesel veio fazer em Joinville