O Partido dos Trabalhadores vai se reunir nesta sexta-feira (7) para decidir quem será o novo presidente nacional da sigla. O novo escolhido vai assumir o cargo depois que a deputada federal e atual presidente Gleisi Hoffmann (PT-PR) aceitou o convite para ser a nova ministra das Relações Institucionais, cargo responsável pela articulação política do governo. As informações são do portal Metrópoles.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O novo presidente vai assumir para uma espécie de “mandato-tampão”, com duração até julho, quando uma convenção do PT deve definir toda a nova executiva nacional do partido. Gleisi Hoffmann precisará deixar a presidência do PT porque o estatuto do partido proíbe a participação na direção partidária de políticos em cargos executivos, incluindo ministros.

Dois nomes são cotados para assumir o comando do partido até o meio do ano. O senador Humberto Costa (PT-PE) e o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, são os políticos apontados como possíveis novos presidentes. As negociações entre as lideranças petistas seguiram durante todo o Carnaval.

Veja os ministros do governo Lula que já deixaram o cargo

Continua depois da publicidade

Leia também

Santa Catarina, enfim, coloca os dois pés em concessões e PPPs

Como estão os processos no STF que apuram a morte de Rubens Paiva, de Ainda Estou Aqui

Higino Pio, o prefeito de SC morto na ditadura como Rubens Paiva de Ainda Estou Aqui