Gleisi Hoffmann vai deixar presidência do PT após convite para ser ministra de Lula (Foto: Divulgação)
O Partido dos Trabalhadores vai se reunir nesta sexta-feira (7) para decidir quem será o novo presidente nacional da sigla. O novo escolhido vai assumir o cargo depois que a deputada federal e atual presidente Gleisi Hoffmann (PT-PR) aceitou o convite para ser a nova ministra das Relações Institucionais, cargo responsável pela articulação política do governo. As informações são do portal Metrópoles.
O novo presidente vai assumir para uma espécie de “mandato-tampão”, com duração até julho, quando uma convenção do PT deve definir toda a nova executiva nacional do partido. Gleisi Hoffmann precisará deixar a presidência do PT porque o estatuto do partido proíbe a participação na direção partidária de políticos em cargos executivos, incluindo ministros.
Dois nomes são cotados para assumir o comando do partido até o meio do ano. O senador Humberto Costa (PT-PE) e o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, são os políticos apontados como possíveis novos presidentes. As negociações entre as lideranças petistas seguiram durante todo o Carnaval.
Veja os ministros do governo Lula que já deixaram o cargo
1
Nísia Trindade, ex-ministra da Saúde, deixou a função por decisão de Lula para a entrada do aliado Alexandre Padilha (Fotos Lula Marques, Agência Brasil Marcelo Camargo, Agência Brasil)
Paulo Pimenta, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), deixou o cargo em janeiro para a entrada do marqueteiro Sidônio Palmeira (Fotos Wilson Dias, Agência Brasil Marcelo Camargo, Agência Brasil)
Silvio Almeida, ex-ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, foi demitido após denúncias de importunação sexual; foi substituído por Macaé Evaristo (Fotos Lula Marques, Agência Brasil Ricardo Stuckert, PR)
Flávio Dino, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, saiu da função após ser indicado ministro do STF; Ricardo Lewandowski assumiu o posto (Fotos Lula Marques, Agência Brasil Joédson Alves, Agência Brasil)
Márcio França, ex-ministro de Portos e Aeroportos, deu lugar ao deputado Silvio Costa Filho e foi remanejado para uma nova pasta, o Ministério de Micro e Pequenas Empresas (Fotos Fábio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil)
Ana Moser, ex-ministra do Esporte, foi retirada do cargo para a entrada de André Fufuca, indicação política do PP de Arthur Lira(Fotos Wilson Dias, Agência Brasil e Fábio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil)
Daniela Carneiro, ex-ministra do Turismo, saiu da pasta em julho de 2023 após romper com o União Brasil e deu lugar a Celso Sabino (Fotos Lula Marques, Agência Brasil e Joédson Alves, Agência Brasil)
General Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), deixou cargo em abril de 2023 após polêmicas sobre o 8 de janeiro; foi substituído pelo general Marcos Amaro (Fotos Lula Marques e Antônio Cruz, Agência Brasil)