As fortes chuvas que atingiram a região de Lages, na Serra catarinense, neste final de semana, provocaram diversos estragos no município. De acordo com a Defesa Civil, os ventos atingiram até 100 km/h no último domingo (30).
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Defesa Civil, cerca de 68 famílias e residências foram afetadas por causa da tempestade. Mais de 50 destelhamentos foram registrados e 15 bairros foram afetados.
Ao todo, 271 pessoas foram afetadas pela tempestade, que também causou estragos em serviços públicos de saúde, suspensos nesta segunda (1º). Os maiores estragos em prédios públicos foram registrados onde operam serviços da Secretaria Municipal da Saúde, incluindo os serviços administrativos.
Entre os locais afetados, segundo a prefeitura, estão a Central de Imunização, os setores da Vigilância Epidemiológica, o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o setor de Regulação, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), setor de Curativos Especiais, setor de Oxigenioterapia e Ostomia, setor de Próteses e a Farmácia Central.
Chuva em Lages
Imagens compartilhados em redes sociais mostram telhados sendo destruídos e árvores caídas em rios e ruas devido à chuva de domingo (30) em Lages. Os bombeiros militares e a Defesa Civil atuaram em ocorrências pela cidade. Só na Avenida Belizário Ramos. Devido ao forte vendaval, três árvores caíram e travaram totalmente o tráfego de veículos.
Continua depois da publicidade
O temporal ainda derrubou mais árvores pela cidade, além de afetar casas, arrancando telhados, e alagar vários pontos das cidades. Moradores receberam lonas como ação emergencial. Um vídeo divulgado nas redes sociais ainda mostra a força do vento levantando o telhado de um prédio.
Vídeo mostra estragos em Lages
Novas possibilidade de temporais
Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, na segunda-feira (1º), a aproximação e passagem de uma nova frente fria aumenta as possibilidades de temporais em todas as regiões do Estado. A chuva ocorre desde a madrugada, com moderada a forte intensidade, acompanhadas por trovoadas.
O risco é moderado a alto para ocorrências com destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, enxurradas pontuais e queda de galhos e árvores.
Na terça-feira (2), o dia começa com tempo instável e com condições para novos temporais isolados, especialmente do Litoral aos Planaltos. Entre a tarde e à noite, há condições para novos temporais isolados no Litoral Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.
Continua depois da publicidade
Na quarta (3) e na quinta-feira (4), as condições para temporais diminuem e o tempo firme predomina, principalmente no Grande Oeste. No Litoral e em áreas próximas, a circulação marítima ainda deixa o tempo instável. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo.










