Com a reativação de duas salas do Centro Cirúrgico do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis, na quarta-feira (14) a unidade irá aumentar sua capacidade operacional em30%. Assim, será possível realizar mais cirurgias eletivas e de emergência.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Agora, o setor conta com oito salas cirúrgicas no total, sendo sete destinadas a pacientes eletivos e internados, enquanto uma ficará disponível apenas para pacientes que dão entrada pela emergência. Antes da decisão de reabertura, uma das salas funcionava com interrupções nos últimos quatro anos, enquanto a outra era utilizada para bloqueio anestésico.

Em 2023, nos hospitais próprios da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram realizados 111.710 cirurgias eletivas e emergenciais. No período, apenas o HGCR realizou 10.871 procedimentos cirúrgicos de emergência, sendo a maior parte na área de ortopedia, e 6.417 procedimentos eletivos.

Os agendamentos de cirurgias eletivas podem ser feitos no Sistema de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, enquanto os casos graves são atendidos diretamente pela Emergência da casa de saúde.

Continua depois da publicidade

Superlotação nos hospitais de SC

Na última semana, Santa Catarina enfrentou uma superlotação nos hospitais públicos. O Hospital Governador Celso Ramos atingiu a taxa de ocupação de 89,9% na enfermaria e 100% na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), por exemplo.

A alta no registro de casos de dengue em cidades como Blumenau e Joinville também influenciaram para esse aumento. No Norte do Estado, o Hospital Bethesda atingiu lotação nas unidades de pronto-socorro e enfermaria. 

Mas de acordo com a Secretaria de Saúde, a alta turística da Grande Florianópolis teve acréscimo de 2,5 milhões de pessoas, o que explicaria o aumento na demanda por atendimentos.

Leia também

HU da UFSC opera com 160% de ocupação em enfermaria e tempo de espera de até 4 horas

O que explica superlotação nas emergências de hospitais da Grande Florianópolis

Destaques do NSC Total