Florianópolis terá 34 pontos para recarga de veículos elétricos. As estações devem ser instaladas em vagas de estacionamentos públicos, parques e praças, segundo informações divulgadas pela prefeitura nesta segunda-feira (8).

Continua depois da publicidade

A instalação do serviço será feita por empresas privadas, por meio de modelo de credenciamento.  As empresas instalam, operam e mantêm as estações e pagam um aluguel ao município pela ocupação do espaço público. As recargas estarão disponíveis para veículos elétricos e autopropelidos.

Carros elétricos usados a partir de R$ 75 mil que são boas opções de investimento

A prefeitura aguarda o envio do plano de implantação por parte das empresas credenciadas para avançar no projeto. Após a entrega dos planos, os processos passarão por análise da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade antes da aprovação definitiva para o início das obras nos pontos pré-aprovados.

— Este foi o primeiro chamamento público de Florianópolis voltado exclusivamente para o credenciamento de empresas de recarga de veículos elétricos em espaços públicos. O processo foi estruturado para atrair o mercado privado e, ao mesmo tempo, garantir que a cidade tenha controle sobre os locais e as condições de instalação — detalhou a secretária de Licitações, Contratos e Parcerias, Katherine Schreiner.

Recarga de veículos elétricos em Florianópolis: veja pontos pré-aprovados

  • Rua Henrique Valgas (Centro)
  • Av. Rio Branco (Centro)
  • Rua Dom Jaime Câmara (Centro)
  • Rua Pres. Nereu Ramos (Centro)
  • Tv. Abílio de Oliveira (Centro)
  • Rua Visconde de Ouro Preto (Centro)
  • Rua Jornalista Assis Chateaubriand (Centro)
  • Rua Almirante Alvim (Centro)
  • Av. Hercílio Luz (Centro)
  • Rua Des. Pedro Silva (Itaguaçu)
  • Rod. Admar Gonzaga (Itacorubi)
  • Prof. Ayrton Roberto de Oliveira (Itacorubi)
  • Rua Ricardo Pedro Goulart (Santa Mônica)
  • Rua Valter Mussi (Santa Mônica)
  • Rua Eduardo Gonçalves d’Ávila (Santa Mônica)
  • Av. Me. Benvenuta (Santa Mônica)
  • Av. Gov. Irineu Bornhausen (Agronômica)
  • Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos (3 pontos)
  • Rua Des. Pedro Silva (Coqueiros)
  • Parque de Coqueiros 
  • Estacionamento do Terminal TILAG
  • Rua Manoel Severino de Oliveira (Lagoa da Conceição)
  • Rua Célio Vieira Pamplona (Rio Tavares)
  • Rua Raul Pereira Caldas (Santinho)
  • Praça de Ingleses (Rod. Armando Calil Bulos)
  • Rua Antenor Borges (Canasvieiras)
  • Av. das Nações (Canasvieiras)
  • Av. dos Búzios (Jurerê)
  • Av. dos Salmões (Jurerê) 
  • Alameda César Nascimento (Jurerê)
  • Av. das Raias (Jurerê Internacional)

Continua depois da publicidade

Os locais foram propostos pelas próprias empresas credenciadas e, em seguida, analisados pela Secretaria Executiva de Mobilidade. Foram avaliados critérios como distribuição geográfica, segurança viária, acessibilidade e impacto sobre as vagas existentes para decidir onde serão instaladas as estações de recarga de veículos elétricos em Florianópolis.