Juliana Nardelli, chefe de cozinha de Jaraguá do Sul, conquistou um feito internacional na última semana. Sua receita de tiramisù, um tradicional doce italiano, foi escolhido como um dos seis melhores de todo o mundo. A catarinense foi única estrangeira a ser reconhecida na Copa Mundial de Tiramisù, realizada em Treviso na Itália.
Continua depois da publicidade
A chef participou de duas categorias, a Tiramisù Criativo e Tiramisù Original. Antes de chegar ao país europeu, porém, ela passou pela primeira seleção em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
“Para quem pensa que é fácil, basta eu contar que a maioria dos competidores vem três, quatro vezes, alguns desde a primeira [edição] para chegarem numa semifinal. Eu fui além do esperado. Estou muito feliz. E não pretendo parar, ao contrário, o desafio me motiva a seguir estudando ainda mais sobre minha sobremesa preferida há mais de 30 anos”, publicou Juliana nas redes sociais.
Veja fotos da chef na competição
Inspirações para competição mundial
Na categoria original, Juliana preparou o tiramisù “Passato-Presente-Futuro”. A receita foi inspirada na origem de sua família, em Treviso, cidade onde nasceu o doce. Além disso, ela procurou retratar com o prato seus sonhos para o futuro e a realização de projetos de voluntariados na região Norte da Itália.
Já na categoria criativa, é possível acrescentar até três ingredientes além da receita tradicional de tiramisù. A chef optou por fazer um prato inspirado em abelhas e girassol, como forma de conscientizar sobre a necessidade do cuidado com a natureza.
Continua depois da publicidade
“Me inspirei no girassol, que sempre se direciona para o sol, para a luz, para o alto, assim como eu, refletindo sobre o nome tiramisù, que em italiano quer dizer: me põe para cima. Recebi tantos elogios e minha participação foi inesquecível”, contou.
Na categoria criativa, Juliana ficou na terceira colocação em sua minha mesa. A vencedora da mesa foi Daniela De Biasio, que no dia seguinte se tornou a campeã do grupo.
Aprenda receita do tiramisù original
Ingredientes
- Pacote de bolacha champanhe — ou o necessário para cobrir a travessa;
- 250g de mascarpone, um tipo de cream cheese italiano;
- 42g de gemas de ovo;
- 30g de açúcar branco;
- Café 100% Arábica — a gosto;
- Cacau em pó sem açúcar — a gosto.
Modo de preparo
Em uma tigela, bata as gemas e o açúcar em velocidade baixa por cerca de um minuto, até obter uma mistura homogênea. Adicione o mascarpone (cream cheese) e continue batendo — começando devagar e aumentando gradualmente a velocidade até obter uma textura espessa e cremosa.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, prepare o café e deixe esfriar um pouco. Mergulhe rapidamente cada bolacha champanhe no café, primeiro o lado liso e depois o lado açucarado, e os reserve.
Para montar, faça a primeira camada com as bolachas. Adicione uma camada de creme de mascarpone com um saco de confeitar, depois outra camada de bolachas e finalize com o restante do creme, alisando bem o topo.
Se desejar, você pode criar o clássico padrão em forma de cesta com o creme, uma técnica que remonta aos confeiteiros franceses do século XVIII, de acordo com a organização da competição. Por fim, polvilhe por cima, levemente, cacau em pó para realçar o desenho.
Para incrementar a decoração do prato, misture duas colheres de chá de cacau em pó com um pouco de água até formar uma pasta lisa e espessa. Coloque uma colher (de chá) dessa mistura em uma travessa e dê leves batidas com outra colher por cima para criar um efeito de “respingo”.
Continua depois da publicidade
Leia também
Virginia escolhe cidade dos bilionários em SC para abrir nova unidade da Wepink
Charmosa rede de bistrô que é “perfeita para o Instagram” chega a shopping de Jaraguá do Sul
Piscinas privativas e vidros blindados: os apartamentos que valem R$ 17 milhões em Joinville















