O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visita nesta segunda-feira (29) Jair Bolsonaro (PL), que está em prisão domiciliar. A reunião foi autorizada por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribrunal Federal (STF). As informações são da coluna Brasília Hoje, da Folha de S. Paulo.
Continua depois da publicidade
O encontro entre Bolsonaro e Tarcísio deve ocorrer por volta de 12h desta segunda-feira. Os dois irão almoçar e conversar sobre o atual cenário político.
O principal assunto da reunião é o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos na trama golpista e nos ataques de 8 de janeiro. O relator da proposta, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), pretende alterar o texto para prever apenas uma redução das penas dos condenados.
Aliados de Bolsonaro avaliam que o ex-presidente deve aceitar um acordo para o projeto de redução de pena, desde que haja garantia da manutenção de sua prisão domiciliar.
Veja cronologia que levou à prisão de Jair Bolsonaro
Continua depois da publicidade
O motivo da prisão domiciliar
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde agosto. Na ocasião, entre as razões citadas por Moraes, estava o descumprimento pela segunda vez das medidas cautelares, “que justifica a imposição da prisão domiciliar”.
Além disso, Bolsonaro teve uma “conduta ilícita dissimulada”, de acordo com o ministro, por preparar material fabricado para ser divulgado durante as manifestações que ocorreram pelo país no dia 3 de agosto e nas redes sociais. Por meio destes vídeos, áudios e publicações, Bolsonaro teria mantido uma conduta “delitiva”, segundo Moraes, como uma chamada de vídeo realizada com o deputado federal Nikolas Ferreira.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. O cumprimento da pena deve começar quando não houver mais possibilidade de recursos. A defesa do ex-presidente ainda pode apresentar embargos de declaração para esclarecer pontos da sentença, mas após a análise desses pontos a tramitação do cargo chega ao fim e o presidente pode ser alvo de ordem de prisão para cumprir a pena.
Leia mais
Condenação de Bolsonaro e réus da trama golpista selou julgamento histórico e impacta política
Continua depois da publicidade










