A Secretaria de Estado da Educação (SED) iniciou nesta segunda-feira (19) a renovação das bolsas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), referente ao primeiro semestre de 2024. O processo pode ser feito até às 19h do dia 26 de fevereiro de 2024, exclusivamente pelo portal do programa na internet.

Continua depois da publicidade

Para fazer a renovação é preciso estar regularmente matriculado no curso de graduação e na Instituição de Ensino Superior (IES) em que se cadastrou no último semestre. O Uniedu não abrirá cadastro para novas solicitações de bolsa até o momento, devido a aprovação dos novos programas de assistência financeira estudantil do Estado, como o Universidade Gratuita.

Documentos necessários para renovar a bolsa Uniedu

O estudante terá que apresentar documentos que comprovem as bolsas recebidas no último semestre, como Comprovante do Projeto Social com Visão Educativa ou das atividades de Pesquisa e do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde).

É necessário também atender aos requisitos descritos no edital. Entre eles:

  • Ter cumprido com as obrigações constantes no Contrato de Assistência Financeira (CAFE) assinado no semestre anterior;
  • Preencher corretamente e finalizar o recadastro de solicitação de continuidade do UNIEDU;
  • Comprovar a carência econômica, atualizando no sistema informatizado da SED todos os dados necessários para o cálculo do Índice de Carência, definidos na Portaria nº 1.642, de 2020.

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que somente o estudante titular do benefício pode optar pela renovação, conforme o prazo de recadastramento definido e publicado pela Secretaria, sob pena de perda do direito ao recadastro.

A relação dos estudantes contemplados com a renovação será divulgada pelo Instituto de Ensino Superior (IES) referente ao cadastro, por ordem de classificação, em locais acessíveis ao público e em sua página na internet.

Novidades do Programa Uniedu em 2024

Junto com o anúncio dos prazos de renovação, os estudantes do Uniedu em 2024 também foram amparados pela legislação anterior, ou seja, poderão renovar benefícios até o final do projeto, como em bolsas de pesquisa, ou até o final do curso, para alunos que receberam bolsas de estudos.

Conforme os decretos nº 450 e nº 451, de 2024, as bolsas do Uniedu com possibilidade de renovação são as de Estudo e de Pesquisa, assim como as de Estudo, de Licenciatura e de Pesquisa e Extensão.

Continua depois da publicidade

Leia também

Como vai funcionar o programa Universidade Gratuita em SC

FOTOS: Veja as 15 instituições de ensino que terão bolsas do Universidade Gratuita em SC

O que muda no programa Universidade Gratuita de SC em 2024

Destaques do NSC Total