
VALE DO ITAJAÍ
Fogo em vegetação às margens da rodovia federal mobilizam bombeiros quase que diariamente nos últimos dias
Não foram duas nem três vezes. Os bombeiros de Blumenau tiveram de combater um incêndio no mesmo local, às margens da BR-470, pelo menos em quatro dias diferentes. O motivo da repetição da ocorrência ainda é desconhecido, mas a explicação mais provável é que seja criminoso.
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
O incêndio florestal tem ocorrido em uma região que antecede a entrada da Via Expressa, em sentido ao Litoral. O primeiro acionamento foi registrado na sexta-feira (13) e o fogo controlado em 10 minutos pelos bombeiros militares com uso de batedores, informou a corporação.
No fim de semana, mais uma ligação. Desta vez foram necessários 8 mil litros de água para resolver o problema. Na terça-feira (17), mais 4 mil litros. Na quarta-feira (18), outro chamado e com diversos focos espalhados com ainda mais rapidez por conta do vento e tempo seco. Além do mesmo local, os chamados têm em comum o horário, normalmente no fim de tarde.
O tenente dos bombeiros militares Fillipi Pamplona explica que em nenhum dos dias houve flagrante, mas que em 99% dos casos de fogo em vegetação a causa é humana. A reincidência reforça ainda mais a suspeita.
— Essa possível irresponsabilidade pode até causar acidente por conta da fumaça — lamenta.
Mais que irresponsabilidade, provocar incêndio em mata ou floresta é crime previsto em lei. A pena é de 2 a 4 anos de prisão além de multa. Os bombeiros alertaram a Polícia Militar sobre as ocorrências. Por enquanto nenhum responsável foi identificado. A área de vegetação atingida não foi informada.
Como Blumenau influenciou o novo programa do governo Bolsonaro para a infância
Pomerode define tema do Festival Gastronômico, que retorna após três anos
Médicos de Blumenau ganharão mais por hora extra, planeja município