nsc
santa

VALE DO ITAJAÍ

Repetição de incêndios às margens da BR-470 em Blumenau intriga comunidade

Fogo em vegetação às margens da rodovia federal mobilizam bombeiros quase que diariamente nos últimos dias

19/05/2022 - 09h56

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Focos foram controlados na noite desta quarta-feira (18)
Focos foram controlados na noite desta quarta-feira (18)
(Foto: )

Não foram duas nem três vezes. Os bombeiros de Blumenau tiveram de combater um incêndio no mesmo local, às margens da BR-470, pelo menos em quatro dias diferentes. O motivo da repetição da ocorrência ainda é desconhecido, mas a explicação mais provável é que seja criminoso.

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

O incêndio florestal tem ocorrido em uma região que antecede a entrada da Via Expressa, em sentido ao Litoral. O primeiro acionamento foi registrado na sexta-feira (13) e o fogo controlado em 10 minutos pelos bombeiros militares com uso de batedores, informou a corporação.

No fim de semana, mais uma ligação. Desta vez foram necessários 8 mil litros de água para resolver o problema. Na terça-feira (17), mais 4 mil litros. Na quarta-feira (18), outro chamado e com diversos focos espalhados com ainda mais rapidez por conta do vento e tempo seco. Além do mesmo local, os chamados têm em comum o horário, normalmente no fim de tarde.

O tenente dos bombeiros militares Fillipi Pamplona explica que em nenhum dos dias houve flagrante, mas que em 99% dos casos de fogo em vegetação a causa é humana. A reincidência reforça ainda mais a suspeita.

— Essa possível irresponsabilidade pode até causar acidente por conta da fumaça — lamenta.

Incêndio atendido no fim da tarde desta quarta-feira (18)
Incêndio atendido no fim da tarde desta quarta-feira (18)
(Foto: )

Mais que irresponsabilidade, provocar incêndio em mata ou floresta é crime previsto em lei. A pena é de 2 a 4 anos de prisão além de multa. Os bombeiros alertaram a Polícia Militar sobre as ocorrências. Por enquanto nenhum responsável foi identificado. A área de vegetação atingida não foi informada.

Leia mais

Como Blumenau influenciou o novo programa do governo Bolsonaro para a infância

Pomerode define tema do Festival Gastronômico, que retorna após três anos

Médicos de Blumenau ganharão mais por hora extra, planeja município

Colunistas