Um rastro de destruição. É isso que foi deixado pela ressaca marítima que “engoliu” parte da Orla da Enseada, em São Francisco do Sul, durante a madrugada de terça-feira (7). A força do mar foi tanta que um poste chegou a ser derrubado e a terra que envolvia árvores foi levada pela água, deixando as raízes das plantas à mostra. Já os tijolos que formam o novo calçadão ficaram espalhados pela areia.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, o fenômeno provocou danos em um trecho do novo calçadão da Orla da Enseada, nas proximidades da foz do Rio Acaraí e também na região da Avenida Atlântica, na esquina com a Rua Paraná. Segundo as equipes da Defesa Civil, não foram identificados, até o momento, outros trechos afetados por conta do avanço da maré sobre a faixa de areia.
As equipes municipais estão realizando as avaliações técnicas e adotando as medidas necessárias para garantir a recuperação da área afetada o mais breve possível. A prefeitura reforça o pedido para que pedestres e ciclistas redobrem a atenção ao circular pela região, especialmente nas áreas próximas ao trecho danificado, até que os reparos sejam concluídos.
Veja vídeos dos estragos causados pela ressaca no mar
Previsão de maré alta e ventos fortes na região
Segundo a Defesa Civil catarinense, ao longo desta terça-feira (07), o vento sul se mantém persistente no Litoral, deixando o mar agitado. O risco é moderado para ocorrências associadas às rajadas de vento e à agitação marítima em toda a faixa litorânea.
São esperadas rajadas em torno de 50km/h, podendo chegar a 70km/h em alguns momentos, especialmente na Grande Florianópolis, com vento médio entre 20 e 30 km/h. Com isso, são esperadas ondas de sul/sudeste com alturas entre 2,5 e 3 metros próximo à costa e ainda maiores em alto mar.
Continua depois da publicidade
O órgão recomenda que a população evite a navegação, atividade de pesca ou tomar banho de mar. Também recomenda-se que ciclista e pedestre evitem passear pela orla caso as ondas estejam atingindo as calçadas.
Leia também
Ondas que “engoliram” praia de Florianópolis chegaram a 1,4 metro
Quais as novidades da 85ª Festa das Flores de Joinville; veja ingressos e datas
Após destelhamentos e estragos por vento e chuva, Oeste de SC mantém alerta para temporais





