nsc
    dc

    Ensino superior

    Resultado do Enem 2019 será divulgado nesta sexta-feira; veja como conferir as notas

    Candidatos vão poder acessar notas individuais informando CPF e senha

    16/01/2020 - 09h02 - Atualizada em: 16/01/2020 - 09h06

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    Enem 2019
    Estudantes participam do Enem 2019 em Florianópolis
    (Foto: )

    O Ministério da Educação divulga nesta sexta-feira (17) os resultados do Enem 2019. Os candidatos poderão conferir as notas individuais na Página do Participante informando o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição. Também é possível acessar o resultado pelo aplicativo do Enem.

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Ao todo, 3,9 milhões de estudantes compareceram a pelo menos um dia de prova. Em Santa Catarina, mais de 110 mil se inscreveram para participar da prova e 85 mil compareceram ao primeiro dia de exame.

    Nesta sexta, os estudantes terão acesso à nota da redação e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

    Para acessar as notas na Página do Participante, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, divulgou um passo a passo.

    Confira:

    1 - Ao entrar na página, os estudantes precisam responder a uma pergunta da personagem Nanda, para evitar o acesso de robôs.

    2 - Os estudantes devem informar o CPF e inserir a senha. Caso não se lembrem da senha, basta clicar no link “Esqueci minha senha”, que está logo abaixo do campo de preenchimento.

    3 - O sistema vai, então, pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição.

    4 - Caso a opção seja por receber a senha no e-mail cadastrado, basta procurar na caixa de entrada. Se não encontrar, o Inep orienta a verificar a caixa de spam.

    5 - Quem não tem mais acesso ao e-mail informado na inscrição ou quiser trocar o endereço do correio eletrônico deverá responder às perguntas solicitadas a respeito dos dados informados na inscrição. Acertando todas as respostas, é só informar o novo e-mail.

    6 - O Inep irá, então, enviar a senha para o novo e-mail, e o participante poderá acessar as notas no exame. É possível, inclusive, consultar os resultados de edições passadas, caso o usuário tenha feito o Enem em outros anos.

    7 - A senha deve ser guardada em local seguro e de fácil acesso. Ela ainda será usada para a inscrição nos programas federais de acesso ao ensino superior. Na Página do Participante, os candidatos têm acesso ao número de inscrição, também usado para concorrer a vagas no ensino superior.

    Sisu, ProUni e Fies

    Com a nota do Enem, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), além de bolsas em instituição privadas e participar do Fies.

    O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 21 a 24 de janeiro. Já as inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro e, para o Fies, entre 5 e 12 de fevereiro.

    *Com informações da Agência Brasil

    Leia também

    Mais de 30 mil catarinenses faltaram ao segundo dia de provas do Enem

    Ao menos 1,9 mil detentos realizaram as provas do Enem em Santa Catarina

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas