A primeira rota de turismo rural do projeto Desbrave Chapecó foi lançada nesta quarta-feira (7). O projeto busca incentivar roteiros de visitação em meio à natureza na principal cidade do Oeste de SC.
O lançamento ocorreu no Café Colonial Sabor do Campo, um dos estabelecimentos que integram a rota de turismo rural. O casal proprietário investiu cerca de R$ 100 mil no negócio e espera que a novidade ajude a incrementar o negócio da família, que emprega os três filhos e até uma vizinha.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A rota fica na região Norte do município e inclui estabelecimentos como café colonial, indústrias de alimentos, empresas de vinho e espumantes, spa, camping e cervejaria artesanal. O roteiro engloba as regiões Colônia Cella, Colônia Bacia, Linha Simonetto, Linha Boa Vista, Linha Cabeceira da Divisa e Distrito de Sede Figueira.

A gerente de Turismo de Chapecó, Cleu Anhaia, diz que o projeto Desbrave Chapecó foi criado pelo município com o apoio do Sebrae e outras entidades a partir de um diagnóstico dos potenciais turísticos do município.

O projeto pretende estruturar um produto turístico capaz de gerar fluxo de visitantes na zona rural de Chapecó, valorizar a produção colonial e artesanal associada ao turismo rural, gerar oportunidade de emprego e renda por meio do turismo e proporcionar alternativas para contribuir com a permanência das famílias no campo.

Continua depois da publicidade

A intenção da prefeitura é criar outras rotas. Para isso, o município incentiva os proprietários de estabelecimentos interessados em compor novas rotas de turismo rural a se cadastrarem a partir de janeiro. O pedido será avaliado por uma comissão formada por dois servidores da prefeitura e um membro do Conselho Municipal de Turismo.

A ideia é que a prefeitura colabore com os estabelecimentos com sinalização, divulgação e melhoria dos acessos.

Leia também

Censo em SC alcança 86% da população, mas vê aumento na recusa em responder à pesquisa

O que se sabe sobre a megaoperação que mirou prefeitos de SC

Produtores rurais têm prejuízos milionários com perdas em safras após forte chuva em SC