A Rússia lançou o maior ataque aéreo desde o início da guerra a Ucrânia neste domingo (7). Pela primeira vez, um prédio do governo da Ucrânia foi bombardeado. Ao menos duas pessoas morreram. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
O edifício atingido abriga os gabinetes dos ministros da Ucrânia, localizado no distrito histórico de Pechersky. Ainda não se sabe se o prédio foi bombardeado diretamente ou se foi atingido por destroços de um ataque nas redondezas.
“Esses assassinatos agora, quando a diplomacia real já poderia ter começado há muito tempo, são um crime deliberado e um prolongamento da guerra”, afirmou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em uma publicação no X.
As agências de notícias Associated Press e AFP relataram que os mortos são um bebê de três meses e a mãe dele. As vítimas foram retiradas dos escombros de um prédio residencial, de acordo com o chefe da administração militar de Kiev, Timur Tkachenko.
“Vamos restaurar os prédios, mas vidas perdidas não podem ser recuperadas. O mundo precisa responder não apenas com palavras, mas com ações” disse a primeira-ministra ucraniana, Yulia Svyrydenko, pelo aplicativo de mensagens Telegram.
Continua depois da publicidade
Segundo o ministério do Interior, mais de 20 pessoas ficaram feridas nos ataques à capital. A cidade de Kiev teve alertas aéreos de mais de 11 horas. Em outras áreas da capital, apartamentos residenciais foram atingidos.
Zelensky afirmou que a ofensiva também causou danos no norte, sul e leste do país, incluindo as cidades de Zaporizhzhia, Kryvyi Rih e Odesa, além das regiões de Sumy e Chernihiv.A
Autoridades ucranianas afirmam que a Rússia atacou com 805 drones e 13 mísseis de diferentes tipos. A Rússia confirmou o ataque e declarou que o foco eram fábricas de armamentos ucranianas, infraestrutura de transporte utilizada pelo Exército da Ucrânia, aeródromos e arsenais.
Fábricas de drones, depósitos e bases de lançamento de drones de longo alcance, arsenais, aeródromos, estações de radar e locais de reunião de soldados ucranianos e mercenários estrangeiros também foram atingidos, segundo o Ministério da Defesa russo.
Continua depois da publicidade
A Ucrânia afirma ter abatido ou neutralizado 747 drones e 4 mísseis. Mesmo assim, houve nove impactos de mísseis e 56 ataques de drones em 37 localidades. Em oito delas, destroços caíram sobre áreas civis.
Leia também
Putin defende Brasil e afirma que EUA usam guerra na Ucrânia como pretexto para tarifaço
Imortalidade e vida até os 150 anos? Entenda conversa de Putin e Xi Jinping captada sem querer