A Oktoberfest Blumenau está aqui! A melhor festa alemã, o evento mais aguardado do ano, está de volta. Entre as geladas canecas de chope, os irresistíveis pratos típicos alemães e aquele clima único de festa que só Blumenau sabe oferecer, é inevitável não se deixar levar pela empolgação.
Continua depois da publicidade
A cidade respira celebração, e os visitantes desfilam entre trajes típicos e músicas cativantes, como se o mundo fosse um lugar mais leve e feliz. E de fato, em outubro, aqui em Blumenau, é. Mas, como uma verdadeira infectologista, preciso alertar: cuidado com o que os lábios tocam além da caneca!
Sim, estamos falando dela: a mononucleose, conhecida carinhosamente como “doença do beijo”. Com o clima de euforia, os casos da doença do beijo podem dar um salto. A mononucleose é causada pelo Epstein-Barr Virus (EBV), que é transmitido principalmente pela saliva — daí o apelido de “doença do beijo”. Infelizmente, ela é uma festa para o vírus. Sintomas como febre alta, dor de garganta forte, aumento dos gânglios linfáticos e até semanas sem energia podem ser resultado de um beijo “desavisado”.
E não, o beijo não é o único transmissor. Compartilhar copos e canudos com os amigos também pode ser uma fonte de contaminação. E se você acha que isso é história para assustar, um lembrete: os jovens adultos são os mais afetados. Mas é possível curtir de forma saudável e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos de levar o vírus. Confira algumas dicas valiosas:
- Prefira seu próprio caneco ou copo, nada de experimentar um gole de chopp no copo no amigo.
- Não beije um desconhecido às cegas.
- Lave suas mãos, você está tocando em canecos, mesas e pessoas o tempo todo. Lavagens regulares das mãos (ou pelo menos o álcool em gel!) são uma barreira eficaz para diversos tipos de vírus e bactérias.
Continua depois da publicidade
Fortaleça a imunidade antes e depois da festa: festival é sinônimo de menos sono, muita comida rica em gordura e consumo de álcool. Uma combinação nada amigável para o sistema imunológico. Antes de ir, invista em uma rotina com boa hidratação, alimentação equilibrada e descanso. Assim, seu corpo está mais preparado para lidar com eventualidades.
E por último, cuidado com os sinais: febre e aquela dor de garganta insistente alguns dias após a festa, com placas na garganta que parece ser uma amigdalite e não é? Procure atendimento médico. A mononucleose precisa de tempo e repouso para ser tratada, pode trazer complicações e bastante incomodo.
Sem drama, apenas diversão responsável!
Por Sabrina Sabino, médica infectologista, formada em Medicina pela PUCRS, mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora de Doenças Infecciosas na Universidade Regional de Blumenau.
Leia mais sobre a Oktoberfest Blumenau
Como ganhar brindes, comer e beber de graça na Oktoberfest Blumenau 2025
Continua depois da publicidade
Onde e como é feito o Rollmops, iguaria “ame ou odeie” consumida na Oktoberfest Blumenau
 
				