nsc
nsc

Beleza

Saiba como identificar qual tipo de tratamento o seu cabelo precisa

Especialistas dão dicas para você cuidar dos seus fios corretamente

13/01/2022 - 16h39

Compartilhe

Portal
Por Portal EdiCase
Veja como ter cabelos lindos e saudáveis
Veja como ter cabelos lindos e saudáveis
(Foto: )

Antes de comprar qualquer produto para o cabelo, é preciso entender que os fios têm diferentes necessidades, como hidratação, reconstrução ou nutrição. Assim, ao utilizar o cosmético certo, você garante um cabelo brilhante, forte e cheio de vida.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Três tratamentos

Segundo a dermatologista Renata Ayd, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a hidratação traz moléculas de água para os fios, fazendo-os ficarem mais maleáveis.

“A reconstrução se baseia no processo de abrir as escamas para que os nutrientes consigam penetrar. Já a nutrição traz principalmente aminoácidos e vitaminas, que são importantes para a estrutura interna do fio”, explica.

Minimizando os danos

A dermatologista explica que os cabelos que sofrem mais agressões químicas, como aplicação de tintura ou alisamento, precisam minimizar os danos sofridos e manter os fios saudáveis. A descoloração, por exemplo, abre as cutículas para conseguir clarear. Nesse caso, a hidratação e a reconstrução frequentes são muito importantes. Para cabelos fracos, o recomendado é o mínimo de escovação e hidratação frequente.

> Veja como a alimentação influencia na saúde dos cabelos

Nutrição e reconstrução

Vários são os tratamentos químicos que modificam a estrutura dos fios e podem provocar danos, deixando-os elásticos até que se rompam. Nesse caso, a indicação é muita reconstrução e nutrição dos fios.

Cronograma capilar

O cronograma capilar tem a função de hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos. De acordo com João Casatti, personal hair stylist, é indicado para os cabelos danificados, independente do procedimento que foi feito.

Entenda se seu cabelo precisa de hidratação, reconstrução ou nutrição
Entenda se seu cabelo precisa de hidratação, reconstrução ou nutrição
(Foto: )

“O cronograma é uma ‘agenda’ de cuidados com o objetivo de repor os nutrientes e massa perdidos pelo fio”, afirma João Casatti. Segundo ele, esses nutrientes são perdidos naturalmente, pela exposição ao sol, uso de água muito quente, químicas, excesso de chapinha, entre outros.

O hair stylist explica que com os cuidados diários e os tratamentos do cronograma, é possível melhorar o aspecto do fio, devolvendo a saúde do cabelo. Hoje, o mercado da beleza já oferece produtos prontos com essa proposta, um cronograma capilar completo em um único produto.

> Conheça os tipos de estrias e o melhor tratamento para cada um

Porosidade

A porosidade deixa o cabelo sem vida e com aspecto rebelde. “Aparece quando os fios estão muito danificados. É possível observar vários pontos brancos no comprimento do fio”, explica a dermatologista Renata Ayd.

Segundo ela, para combater esse problema, a indicação de tratamento é uma boa reconstrução seguida da nutrição. Em alguns casos, de cabelos muito danificados, pode ser necessário cortar as pontas.

Teste de porosidade

Veja o teste concedido pelo hair stylist João Casattii:

1º passo: retire um fio de seu cabelo após lavado. O fio deve estar sem qualquer tipo de produto ou creme de pentear. Não é necessário arrancar um fio. Faça o teste com algum fio que caiu ou quebrou.

2º passo: encha um recipiente com água e jogue o fio dentro. Quanto mais poroso, mais água será absorvida e o fio irá afundar.

  • Se o cabelo ficar por cima ou quase não afundar, o fio tem um baixo grau de porosidade.
  • Se ele descer até a metade do copo, ainda é considerado normal, pois ele tem um médio grau de porosidade.
  • Se ele descer até o fundo, é necessário procurar um profissional que poderá fazer uma avaliação mais detalhada e indicar a melhor solução para o problema.

Leia também

Ayurveda: conheça a prática medicinal milenar

Conheça o poder dos grãos e sementes para a saúde

Benefícios da drenagem linfática para o corpo

Colunistas