Antes de comprar qualquer produto para o cabelo, é preciso entender que os fios têm diferentes necessidades, como hidratação, reconstrução ou nutrição. Assim, ao utilizar o cosmético certo, você garante um cabelo brilhante, forte e cheio de vida.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Três tratamentos
Segundo a dermatologista Renata Ayd, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a hidratação traz moléculas de água para os fios, fazendo-os ficarem mais maleáveis.
“A reconstrução se baseia no processo de abrir as escamas para que os nutrientes consigam penetrar. Já a nutrição traz principalmente aminoácidos e vitaminas, que são importantes para a estrutura interna do fio”, explica.
Minimizando os danos
A dermatologista explica que os cabelos que sofrem mais agressões químicas, como aplicação de tintura ou alisamento, precisam minimizar os danos sofridos e manter os fios saudáveis. A descoloração, por exemplo, abre as cutículas para conseguir clarear. Nesse caso, a hidratação e a reconstrução frequentes são muito importantes. Para cabelos fracos, o recomendado é o mínimo de escovação e hidratação frequente.
Continua depois da publicidade
> Veja como a alimentação influencia na saúde dos cabelos
Nutrição e reconstrução
Vários são os tratamentos químicos que modificam a estrutura dos fios e podem provocar danos, deixando-os elásticos até que se rompam. Nesse caso, a indicação é muita reconstrução e nutrição dos fios.
Cronograma capilar
O cronograma capilar tem a função de hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos. De acordo com João Casatti, personal hair stylist, é indicado para os cabelos danificados, independente do procedimento que foi feito.
“O cronograma é uma ‘agenda’ de cuidados com o objetivo de repor os nutrientes e massa perdidos pelo fio”, afirma João Casatti. Segundo ele, esses nutrientes são perdidos naturalmente, pela exposição ao sol, uso de água muito quente, químicas, excesso de chapinha, entre outros.
O hair stylist explica que com os cuidados diários e os tratamentos do cronograma, é possível melhorar o aspecto do fio, devolvendo a saúde do cabelo. Hoje, o mercado da beleza já oferece produtos prontos com essa proposta, um cronograma capilar completo em um único produto.
Continua depois da publicidade
> Conheça os tipos de estrias e o melhor tratamento para cada um
Porosidade
A porosidade deixa o cabelo sem vida e com aspecto rebelde. “Aparece quando os fios estão muito danificados. É possível observar vários pontos brancos no comprimento do fio”, explica a dermatologista Renata Ayd.
Segundo ela, para combater esse problema, a indicação de tratamento é uma boa reconstrução seguida da nutrição. Em alguns casos, de cabelos muito danificados, pode ser necessário cortar as pontas.
Teste de porosidade
Veja o teste concedido pelo hair stylist João Casattii:
1º passo: retire um fio de seu cabelo após lavado. O fio deve estar sem qualquer tipo de produto ou creme de pentear. Não é necessário arrancar um fio. Faça o teste com algum fio que caiu ou quebrou.
2º passo: encha um recipiente com água e jogue o fio dentro. Quanto mais poroso, mais água será absorvida e o fio irá afundar.
Continua depois da publicidade
- Se o cabelo ficar por cima ou quase não afundar, o fio tem um baixo grau de porosidade.
- Se ele descer até a metade do copo, ainda é considerado normal, pois ele tem um médio grau de porosidade.
- Se ele descer até o fundo, é necessário procurar um profissional que poderá fazer uma avaliação mais detalhada e indicar a melhor solução para o problema.
Leia também
Ayurveda: conheça a prática medicinal milenar
Conheça o poder dos grãos e sementes para a saúde
Benefícios da drenagem linfática para o corpo