A água é um dos componentes mais importantes para o nosso corpo. Tanto que a desidratação traz efeitos quase imediatos no organismo. Ainda mais durante o verão, onde o corpo transpira e consome mais líquidos para regular a temperatura. Assim, cada pessoa tem uma necessidade mínima de água, dependendo de fatores como a massa corporal até a temperatura externa. Continue a leitura para saber qual é o consumo ideal de água por dia.

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Qual o consumo ideal de água por dia?

Normalmente, o ideal para o indivíduo adulto é tomar entre 2 a 3 litros de água. Segundo o site Harvard Health, a contagem pode ser feita com cerca de 15,5 copos para homens e 11,5 para mulheres em caso de pessoas saudáveis. Porém, o portal ressalta que nem tudo isso precisa ser de água pura. A quantidade que você consome de café, sucos, chás e outros líquidos também podem entrar nessa conta. Já no caso das crianças, a conta é um pouco diferente. Segundo o site Health Direct, as regras são as seguintes:

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  • 4 a 8 anos: 5 copos;
  • 9 a 13 anos: 5 a 6 copos;
  • 14 a 18 anos: 6 a 8 copos.

Como calcular a quantidade de água por peso?

Para quem não quer seguir uma fórmula pronta, existe a possibilidade de calcular a necessidade de água do seu corpo dependendo da massa corporal. De acordo com o Hospital do Coração de Alagoas, o cálculo deve ser esse: seu peso corporal x 35 = a quantidade de água diária (ML). Em exemplo: 80 kg x 35 = 2800 ml = 2,8 litros/dia.

Como fazer para tomar mais água por dia?

É importante ter atenção e organizar uma rotina mais sólida para beber água mais vezes. Por isso, escolhemos 5 dicas do site americano Healthline para ter um consumo ideal de água por dia:

  • Beber um copo de água antes de cada refeição: nesse caso, se você fizer três refeições por dia, você garante mais três copos de água de maneira simples. Além disso, muitas vezes o cérebro confunde fome e sede, tomar água ajuda a perceber se realmente precisa comer;
  • Coloque lembretes: atualmente, existem vários aplicativos que lembram beber água em períodos definidos por você;
  • Tenha uma garrafinha com você: ter algo para encher quantas vezes for necessário ajuda a controlar o quanto você tomou e consumir ao longo de suas atividades;
  • Saborize sua água: se você não gosta da falta de gosto da água, você pode colocar frutas para dar mais sabor e te incentivar a beber mais vezes;
  • Coma mais comida rica em água: se você realmente não gosta de tomar água, uma possibilidade é colocar mais alimentos ricos em água na dieta, como melancia, alface e repolho.

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