nsc
hora_de_sc

Estimativa

Saiba quando você será vacinado contra Covid-19 em SC e no Brasil

Site faz previsão da vacinação contra coronavírus por meio de dados do status atual da distribuição de vacinas em todo o país

09/04/2021 - 14h23 - Atualizada em: 09/04/2021 - 18h41

Compartilhe

Por Carolina Marasco
Mayara
Por Mayara Souto
Site "Quando vou ser vacinado?"
Site "Quando vou ser vacinado?"
(Foto: )

Já é possível descobrir quando você será vacinado contra Covid-19 em Santa Catarina e no Brasil todo, de acordo com o site Quando vou ser vacinado?. A plataforma on-line, disponível desde esta semana no país, realiza uma previsão e oferece uma estimativa em meses e dias para a aplicação da vacina. 

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A plataforma, simples e fácil de acessar, utiliza dados da vacinação em cada Estado do país e responde a data de aplicação da primeira dose com base na idade de cada usuário. Além disso, é necessário responder a pergunta: "Você faz parte do grupo prioritário previsto no PNI (Plano Nacional de Imunização)?". 

O plano garante aplicação prioritária para quem faz parte do grupo de trabalhadores de saúde; com comorbidades segundo o PNI; PCD; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; professores; forças de segurança e salvamento; forças armadas; trabalhadores de transporte coletivo; caminhoneiros; trabalhadores portuários e industriais.

Monitor da vacina acompanha dados da vacinação

Além do site, o Monitor da Vacina do NSC Total também divulga dados sobre o processo de vacinação em todo o país e no mundo. Na plataforma da NSC, é possível verificar quantas doses já foram aplicadas em Santa Catarina e como está o status de vacinação em todos os países, entre outros dados. 

> Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre

Prazo de vacinação é diferente em cada Estado e pode mudar

Segundo os desenvolvedores do site, as estimativas podem mudar diariamente conforme a aceleração ou suspensão de distribuição das vacinas em cada região do Brasil. Em Santa Catarina, por exemplo, o site estima que a primeira dose para o grupo de 25 anos será aplicada somente daqui 6 meses e 17 dias. Em São Paulo, com maior população, a aplicação para a mesma idade é prevista só para daqui 9 meses e 11 dias. 

> Painel do Coronavírus: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

Como é feito o cálculo do "Quando vou ser vacinado?"

Conforme as informações do site, os dados são estimativas que podem mudar diariamente e não devem servir de base para ações de políticas públicas. Além disso, todos os dados estão suscetíveis a mudanças de regras e leis da federação, estados e cidades. 

"O cálculo é feito pela média dos últimos 7 dias de vacinação em cada estado. Alguns municípios podem ter datas de vacinação diferentes dos estados, por isso siga se informando nos sites dos governos e em notícias de portais confiáveis", afirma trecho da explicação do site. 

Ainda segundo o site, a projeção da população brasileira e o recorte dos estados por idade são dados disponibilidados pelo IBGE. Para os grupos prioritários, leva-se em consideração a estratégia de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020 disponibilizado pelo DataSUS.

> Saiba o risco de contaminação por coronavírus nos bairros de Santa Catarina

Criador do site explica estimativa pelo Twitter

Mesmo sem ter dados de quais foram os desenvolvedores do site, o "Quando vou ser vacinado?", um perfil do Twitter que é do criador da plataforma, explica como foi o processo de criação. Na "thread", é possível compreender como foi feita a estimativa e quais dados servem para embasar o site. 

Leia também: 

> Como está o estado de saúde de Paulo Gustavo, internado com Covid-19

> Tratamento ECMO usado por Paulo Gustavo custa até R$ 35 mil

Colunistas