A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou, nesta sexta-feira (5), a ampliação do acesso ao tratamento emergencial para Acidente Vascular Cerebral (AVC) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. Agora, a realização de Trombectomia Mecânica em casos agudos, procedimento realizado para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral por meio de cateteres, pode ser feito em todo o Estado. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Atualmente, o procedimento é realizado via SUS nos Hospitais São José, em Joinville, e Celso Ramos, em Florianópolis. A inserção do tratamento ao Plano da Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade em Neurologia de Santa Catarina implicará em uma reorganização de fluxos e serviços, possibilitando que novos hospitais se habilitem para a realização do procedimento. 

Segundo a SES, a intervenção é recomendada em situações em que os sintomas se manifestem dentro de uma janela crítica de oito a 24 horas.

— Estamos ampliando o número de serviços e possibilitando o acesso a novos tratamentos pelo SUS em outras regiões do Estado. Desta forma, estamos descentralizando os procedimentos e garantindo uma melhor assistência aos pacientes — ressalta a  secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Continua depois da publicidade

O que é o AVC

Segundo o Ministério da Saúde, o AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. 

Veja a importância do atendimento rápido em casos de AVC

É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores são as chances de recuperação completa. 

Sinais de alerta para o AVC

  • Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
  • Confusão mental;
  • Dificuldade de fala ou compreensão;
  • Perda repentina da visão (em um ou ambos os olhos);
  • Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
  • Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Caso qualquer um desses sintomas apareçam, a recomendação é ligar para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU – 192), Bombeiros (193) ou levar a pessoa imediatamente a um hospital para avaliação clínica detalhada. 

Continua depois da publicidade

Empresa de SC lança inteligência artificial que ajuda prevenir AVC e infarto

*Sob supervisão de Diane Ziemann

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Leia mais

SC registra aumento na cobertura vacinal de três imunizantes em 2023 

Cidade da Grande Florianópolis confirma primeiro caso de chikungunya

SC encerra 2023 com 98 mortes e mais de 119 mil casos de dengue

Destaques do NSC Total