nsc
    dc

    TECH SC

    SC aposta em ‘nanossatélites’ para ajudar a prevenir prejuízos causados pelo clima

    Equipamento piloto do Projeto “Constelação Catarina” deve ser lançado em 2021

    31/10/2020 - 08h00

    Compartilhe

    Por Fabrício Vitorino
    Reunião na sede da Defesa Civil de Santa Catarina
    Reunião na sede da Defesa Civil de Santa Catarina
    (Foto: )

    O Projeto “Constelação Catarina” – que envolve a construção de nanossatélites – está perto de virar realidade. A iniciativa tem por objetivo obter mais informações para ajudar a prevenir e avaliar os eventos climáticos que castigam o estado (chuvas, ciclones, ventanias...).

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    Os nanossatélites são, na verdade, satélites de baixo custo, mas que “incorporam grande tecnologia”, segundo o diretor de governança da Agência Espacial Brasileira (AEB), Cristiano Augusto Trein. Ainda de acordo com Trein, além dos dados sobre o clima, os nanossatélites “trazem benefícios para sociedade com o fornecimento dos mais diferentes dados também vai gerar empregos”.

    O equipamento piloto do “Constelação Catarina” deve ser lançado em 2021 e, para a primeira etapa, que deve ser realizada até 2024, estão previstas a construção e lançamento de outros 12 satélites.

    > Nanotecnologia para pets e tecnologia eletrocêutica

    A iniciativa é uma parceria entre a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) Comissão Parlamentar Aeroespacial e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

    > Empresa catarinense aplica avanços na área de genética e medicina

    LinkLab Open Day[s], da Acate, ajuda Startups a mostrar projetos para grandes empresas

    A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), promove nos dias 3, 4 e 5 de novembro a 7ª edição do LinkLab Open Day[s], evento de conversas e negócios entre startups e corporates. Ambev, Engie, ArcelorMittal, Koerich, CTG Brasil e, Clamed Farmácias são algumas das empresas confirmadas.

    > Empresas de SC estão entre as 150 melhores para trabalhar no Brasil

    Durante os três dias de evento, os participantes poderão interagir com especialistas em salas de bate-papo virtuais ao vivo, tirando suas dúvidas sobre os desafios de inovação. As startups poderão encontrar previamente mais de 50 desafios mapeados pelas corporates no site do LinkLab, e assim ver em qual deles sua solução pode ser mais adequada.

    > Empresa de software de SC é vendida para grupo italiano por R$ 100 milhões

    As inscrições são gratuitas e estão abertas para startups de todo o Brasil no site e vão até o dia 8 de novembro.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas