
Alerta
O registro anterior era de 26 óbitos pela doença no Estado
Subiu para 30 mortes o número de mortes por dengue em Santa Catarina. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), que investiga se outras 20 mortes foram provocadas pela doença. O registro anterior era de 26 óbitos.
Receba notícias do DC via Telegram
A atualização dos dados foi divulgada na sexta-feira (13). Conforme a Dive, 47 municípios catarinenses vivem uma epidemia de dengue. A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes.
Entre os principais sintomas da dengue está a febre de início abrupto. Ela é associada à forte dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, nas articulações e fraqueza.
Outros sintomas são manchas pelo corpo aparecem em metade dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta que ao apresentar algum desses sinais e sintomas, deve-se procurar atendimento médico para evitar o agravamento do quadro.
— Apesar de não haver um medicamento específico contra o vírus da dengue, o diagnóstico precoce é muito importante para reduzir o risco de dengue grave e de morte pela doença — explica João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE/SC.
Gripe, dengue ou Covid-19? Sintomas e diferenças das doenças
Cepa da dengue mais disseminada no mundo é encontrada no Brasil
Repelente contra mosquito da dengue não é o mesmo com proteção comum