A alta nos casos de dengue no Brasil fez ascender um alerta para a conscientização de água parada em diversas regiões do país. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que o repelente contra a dengue, para afastar o Aedes aegypti, tem ingredientes específicos diferente dos outros repelentes “normais”.

Continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia no WhatsApp

Ou seja, por mais que os repelentes em geral sejam seguros para crianças e também gestantes, não são todos eles que repelem o mosquito da dengue e protegem contra a doença. Isso porque, os ingredientes que precisam estar na composição são o DEET, IR3535 ou Icaridina.

Este tipo de repelentes ajuda a evitar a picada do mosquito e diminuem as chances de transmissão de doenças como dengue, Zika ou Chikungunya.

O que é Icaridina

Continua depois da publicidade

Icaridina é o nome dado a uma substância reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como eficiente na proteção contra insetos, especialmente contra o mosquito da dengue, Aedes aegypti.

Entre as outros dois ingredientes que repelem o mosquito, a icaridina é a substância mais recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, ela tem sido utilizada como princípio ativo de repelentes e protetores solares.

Apesar de ganhar destaque no mercado de inseticidas agora, a Icaridina é uma substância que existe desde a década de 90. Ela foi desenvolvida para combater surtos de malária na região do Amapá.

Também conhecida por KBR 3023, a icaridina é um repelente derivado da pimenta que, segundo alguns estudos, apresenta uma eficácia de 1 a 2 vezes maior que a DEET, contra o mosquito Aedes aegypti.

Continua depois da publicidade

O tempo estimado de ação para o repelente que contém icaridina é de 5 a 10 horas. No entanto, os fabricantes alertam, o tempo de duração vai depender da temperatura corporal do usuário e da sudorese da pessoa que utiliza o produto.

Há versões infantis permitidas para uso por crianças a partir de 2 anos. Diferente de outros repelentes, este não tem necessidade de ser reaplicado com tanta frequência já que a camada de proteção pode chegar a 4 centímetros. Ele também é seguro para gestantes.

DEET

O DEET é outro repelente que tem eficácia contra a picada do mosquito que transmite a dengue. O tempo de ação estimado é de duas a 8 horas, variando de acordo com a concentração que pode ir de 5% a 30%.

Ele não recomendado para crianças menores de 2 anos, assim como a Icaridina. Já para crianças de 2 a 12 anos, a concentração da substância não deve ser superior a 10% e a aplicação não deve ultrapassar o limite de três ao dia.

Continua depois da publicidade

As concentrações superiores a 10% são permitidas para maiores de 12 anos e ele também não apresenta riscos a gestantes.

IR3535 ou EBAAP

O tempo de ação estimado do IR3535 é de 4 a 8 horas, mas os fabricantes alertam que depende do grau de concentração do ingrediente contido no repelente.

Diferente das outras duas substâncias, ele pode ser usado em crianças a partir dos 6 meses de idade, e não apenas depois dos dois anos, como os outros ingredientes que repelente o Aedes aegypti. Assim como os outros, ele também não apresenta riscos a gestantes.

Gripe: conheça os sintomas da doença

Quando usar repelente

O uso do repelente é recomendado ao visitar cidades com alto índice de infestação de mosquitos. Os governos federal e municipal divulgam, com regularidade, boletins epidemiológicos. Em passeios de ecoturismo, como trilhas.

Continua depois da publicidade

Ele também deve ser utilizado ao frequentar áreas de mato, zonas rurais e tropicais, onde é mais comum a presença de mosquitos, devido ao ambiente e/ou clima e em locais que não possuam barreiras mecânicas contra os insetos, como telas de proteção nas portas e janelas.

Ao expor a pele ao ar livre, como para a prática de exercícios físicos, no período crítico da incidência dos mosquitos – entre novembro e abril e se estiver infectado com o vírus zika, chikungunya ou dengue, evitando a propagação da doença.

Também deve-se utilizar repelente ao participar de mutirões para eliminação de criadouros do Aedes aegypti.

Pode beber depois de tomar vacina?

Dicas para combater o mosquito da dengue

Leia mais

Por que pessoas morrem mesmo vacinadas contra a Covid-19?

Tomou remédio para reação da vacina contra a Covid-19? Veja o que pode acontecer

Pode fumar depois da vacina da Covid-19?

Destaques do NSC Total