nsc
dc

Atenção

Pode tomar remédio para reação da vacina contra a Covid-19?

Veja quais os efeitos de tomar medicação após receber o imunizante

13/10/2021 - 13h13 - Atualizada em: 13/10/2021 - 13h31

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
Para tomar remédio para reações da vacina do coronavírus é necessário procurar um médico
Para tomar remédio para reações da vacina do coronavírus é necessário procurar um médico
(Foto: )

Inúmeras pessoas que já tomaram a vacina da Covid-19 reclamaram de reações e efeitos colaterais depois de receber o imunizante, tanto na primeira quanto na segunda dose. No Brasil e em Santa Catarina são aplicadas as vacinas da Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen, todas com efeitos colaterais adversos. Mas será que pode tomar remédio para aliviar a reação da vacina contra o coronavírus?

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

É normal sentir reações ao tomar qualquer vacina, incluindo a da Covid-19, isso porque é uma resposta do sistema imunológico que produz anticorpos para combater a substância que foi injetada.

As reações à vacina costumam aparecer nas primeiras 24 horas depois de receber o imunizante e podem continuar por dois ou três dias, dependendo da imunidade da pessoa que tomou os anticorpos.

Pode tomar remédio para reação da vacina contra a Covid-19?

É indicado por especialistas que só seja tomado remédio para as reações das vacinas contra a Covid-19 quando for sugerido por um médico ou em caso de sintomas forte, como por exemplo febre alta, no entanto, sempre com prescrição.

Alguns dos sintomas mais comuns após receber a dose do imunizante são: dor no braço, cansaço, febre, dor de cabeça e também dor nas articulações. A indicação é que sejam tomadas diferentes atitudes para resolver cada um dos sintomas após a vacinada Covid-19.

> Quais os riscos de não tomar a segunda dose de vacina da Covid-19

Dor, inchaço e vermelhidão no braço

Para aliviar a dor, inchaço e/ou vermelhidão no braço após receber a vacina contra a Covid-19 pode-se aplicar um pouco de gelo (coberto por um pano limpo) no local por cerca de 15 minutos, várias vezes ao dia ou até que passe.

Além disso, também é recomendado que se evite esforços com o braço vacinado, como levantar peso, principalmente nos dois primeiros.

> Por que pessoas morrem mesmo vacinadas contra a Covid-19?

Dor de cabeça e febre

Para aliviar a dor de cabeça e a febre após receber a vacina contra o coronavírus é importante que a pessoa fique de repouso.

Além disso, algumas técnicas naturais podem ajudar como por exemplo, colocar um pano umedecido com água fria na testa, evitar vestir roupa muito quente e tomar um chá de gengibre ou valeriana

Caso não melhore e com orientação de um profissional de saúde, também se pode tomar paracetamol, um remédio antitérmico que diminui a temperatura corporal, combatendo a febre. No entanto, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Saúde Pública e Doutora em Enfermagem, Felipa Amadigi, alerta para que seja procurada uma unidade de saúde:

— A equipe conhece o histórico de saúde do paciente e dará o encaminhamento adequado. Algumas pessoas possuem alergia a medicamentos como dipirona e paracetamol, por essa e outras razões a indicação é entrar em contato com a equipe de saúde.

Se a febre durar mais de dois dias e não melhorar usando medicação, é importante que o paciente procure um hospital para identificara causa exata do sintoma para que um tratamento adequado seja iniciado.

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns das vacinas contra a Covid-19
Febre e dor de cabeça são sintomas comuns das vacinas contra a Covid-19
(Foto: )

> Pode tomar vacina da Covid-19 gripado?

Cansaço e dor muscular ou nas articulações

A melhor forma de recuperar do cansaço e aliviar a dor muscular ou nas articulações são basicamente repousar o máximo possível, evitando esforços como pegar peso, limpar a casa ou malhar.

> Vacina adesivo: novo formato pode ser solução para medo de agulha

Além disso, também é importante garantir hidratação e nutrição do corpo, bebendo bastante líquidos e fazendo uma dieta equilibrada.

> Vacina da Covid no braço ou no glúteo? Entenda a diferença

Quando ir ao hospital

É importante ir ao hospital sempre que existir suspeita de alguma reação grave à vacina conta a Covid-19 como por exemplo, reação alérgica grave, formação de coágulos ou inflamação do coração. Além disso, deve-se procurar ajuda médica quando:

  • A febre não diminui ou se mantém por mais de 3 dias
  • O inchaço e a dor no braço não melhoram após 3 dias
  • Surgem outros sintomas sugestivos de Covid-19, como tosse intensa, sensação de falta de ar ou perda de olfato.

Leia também

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Gripe, Covid ou rinite? ​​Saiba a diferença entre essas e outras doenças respiratórias

​Efeitos colaterais da CoronaVac; veja as reações mais relatadas​

Pode fumar depois da vacina da Covid-19?

Colunistas