Com mais de 18 vacinas disponíveis para imunização, o Dia D da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes em Santa Catarina acontece neste sábado (21), quando os postos de saúde estarão abertos de 8h às 17h para atendimento à população menor de 15 anos. Ainda assim, permanece o calendário vacinal para todas as idades de forma gratuita, como as campanhas de influenza e covid-19, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para a gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho, a imunização é de grande importância para evitar o retorno de doenças já eliminadas ou controladas pela Saúde.

— Temos sofrido uma queda das coberturas vacinais nos últimos anos. Então, é extremamente importante vacinar a população para não ter o retorno de doenças, algumas graves que podem levar à óbito ou até mesmo deixar sequelas — destacou a gerente sobre doenças como a poliomielite, por exemplo, que teve queda na cobertura vacinal de quase 20% entre 2016 e 2022.

Além disso, Arieli lembra também que o dia D é uma oportunidade para que pais e responsáveis, que não têm disponibilidade durante a semana, levem os filhos para vacinar.

Continua depois da publicidade

— A proposta do dia D é justamente essa. Uma data, fora do horário comercial, para que todos possam ter acesso à vacinação. Então, a gente pede que os pais aproveitem essa chance para atualizar a caderneta de vacinação dos filhos — ressaltou, lembrando que estarão sendo oferecidas todas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

Dia D da Multivacinação acontece neste sábado em Florianópolis

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que as estratégias de vacinação neste sábado podem variar de acordo com a realidade de cada município. A população deve se informar sobre locais, horários e ações de vacinação de sua cidade com a secretaria de saúde municipal.

Veja as fotos

Serviço

O que? Dia D para multivacinação de crianças e adolescentes

Quando? Sábado, 21 de outubro

Onde? Postos de saúde de todos os municípios catarinenses

Leia também

Blumenau abre salas de vacinação no sábado para imunizar crianças e adolescentes

Joinville amplia campanha de multivacinação com Dia D e “Vacina Móvel”; veja horário

Destaques do NSC Total