nsc
dc

colapso na saúde

SC registra 102 mortes de pacientes com Covid-19 à espera de leito de UTI desde fevereiro

Em apenas 12 dias, 66 pessoas perderam a vida no Estado, enquanto aguardavam por uma vaga

15/03/2021 - 15h00 - Atualizada em: 15/03/2021 - 15h26

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Pacientes são hospitalizados na emergência, em abulatórios e outros espaços de saúde adaptados, enquanto aguardam por um leito
Pacientes são hospitalizados na emergência, em abulatórios e outros espaços de saúde adaptados, enquanto aguardam por um leito
(Foto: )

Ao menos 102 pacientes com coronavírus morreram enquanto aguardavam por um leito de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina desde o dia 1º de fevereiro. Em apenas 12 dias - de 1º de março até as 14h26min de sexta-feira (12) -, 66 pessoas perderam a vida no Estado, à espera de uma vaga. Os outros 36 óbitos ocorreram durante todo o mês de fevereiro

> Técnicos da Saúde vão decidir sobre lockdown em SC por 14 dias, diz Justiça

A informação foi confirmada pela Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), em resposta a um questionamento feito pelo Ministério Público.

Segundo o ofício, somente nos primeiros 12 dias de março foram registrados 624 solicitações de busca por UTIs para pacientes com Covid-19. O número se refere apenas aos casos que passaram pela regulação estadual, ou seja, diz respeito às transferências entre regiões e não ao deslocamento entre cidades vizinhas. 

Ainda, de acordo com o documento, dos mais de 600 pedidos por vagas em UTI, 66 foram encerrados por causa da morte do paciente. 

> Gestores podem ser responsabilizados por morte na fila de espera por UTI

Nesta segunda-feira (15), Garopaba, no Litoral catarinense, comunicou a primeira morte na cidade de paciente na fila de espera. O paciente tinha 73 anos e aguardava leito hospitalar há três dias. Também, neste segunda, o município soma três pessoas agurdando por uma vaga. 

Já o município de Xanxerê, no Oeste de SC, que vive uma das situações mais críticas da pandemia, registrava 23 óbitos de pessoas na fila de espera até o início da tarde desta segunda, sete deles somente nos últimos sete dias.

Leia também

Técnica de enfermagem com Covid morre enquanto esperava por vaga em leito de UTI no Oeste de SC

"Tenho certeza que se tivesse leito ele teria se salvado", diz filha de paciente que morreu na fila por UTI em Xanxerê

Colunistas