Cinco dias após entrar para a fila de espera de leitos de UTI em SC, a técnica de enfermagem Eliandre Boscato, de 43 anos, morreu por complicações do coronavírus na última segunda-feira (1º), no Oeste de SC. A profissional da saúde estava hospitalizada em São Miguel do Oeste, mas morava em São Carlos, na mesma região. 

Continua depois da publicidade

> SC confirma dois primeiros casos da nova variante da Covid transmitidos dentro do Estado

Segundo o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC), a espera por um leito começou em 24 de fevereiro, quando a profissional de saúde teve uma piora no quadro e foi acrescentada à lista de espera. 

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

> Entrevista de André Motta à Globonews retrata uma SC que não existe

Continua depois da publicidade

Ela já estava internada desde o dia 20 de fevereiro no hospital de São Carlos, onde trabalhava há mais de 10 anos, mas a unidade não possui leitos de UTI. A transferência para São Miguel do Oeste ocorreu três dias depois do pedido, em 27 de fevereiro. 

https://www.facebook.com/CorenSC/photos/a.315499951845272/3945896095472288/

Segundo o G1SC, o Coren informou que a paciente recebeu atendimento intensivo em um “leito improvisado”, pois não havia vaga dentro da UTI. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, por sua vez, informou que nenhum paciente fica sem assistência médica e todos recebem respiradores e medicamentos.

“Tenho certeza que se tivesse leito ele teria se salvado”, diz filha de paciente que morreu na fila por UTI em Xanxerê

O hospital em que Eliandre trabalhava emitiu uma nota sobre a morte da colaboradora:

– É difícil acreditar que você se foi, pois estava na linha de frente conosco pela vida das outras pessoas e mesmo enfrentando essa doença dificílima, você se manteve lutando como uma guerreira, motivada do jeito que só você sabia ser. Vai ser muito difícil pra nós, seus colegas e irmãos de profissão, continuarmos essa luta sem você Eliandre.

Continua depois da publicidade

Leia também

Colapso em SC pede medidas duras e menos marketing de políticos nas redes sociais

Técnica de enfermagem morre de Covid-19 sem vaga na UTI em Itapema

Brasil precisa de lockdown nacional e “extremamente restrito”, diz Miguel Nicolelis

Destaques do NSC Total