O ciclone extratropical que atinge o Sul do Brasil neste fim de semana provocou ventos acima de 80 km/h em Santa Catarina. É o que mostra o último relatório divulgado pela Defesa Civil estadual. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho sobre vendaval no decorrer da noite deste sábado (8) em toda a costa de SC, indo do Litoral Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. O alerta permanece ativo até 21h.

Continua depois da publicidade

Conforme a Defesa Civil do Estado, Urupema, a cidade catarinense na Serra conhecida como a mais fria do Brasil, registrou os ventos mais fortes das últimas 12 horas, com rajadas de 81,5 km/h. Já o município de Balneário Barra do Sul, perto de Joinville, teve o vento mais forte da última aferição, feita às 16h. Segundo a estação, foram 79,1 km/h. Quatro imóveis foram destelhados e um desabou (fotos abaixo).

Às 16h45min deste sábado (8), o governo de SC enviou alerta sobre as rajadas de vento no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí para pelo menos as próximas duas horas. De acordo com o comunicado, a intensidade prevista é moderada, variando entre 45 a 65 km/h. No Vale do Itajaí, uma árvore caiu e feriu um homem de 55 anos.

Durante esta tarde, 10,8 mil imóveis estavam sem energia por conta da passagem do ciclone extratropical em Santa Catarina. A Celesc informou que 247 equipes de eletricistas tinham sido colocadas nas ruas para reestabelecer o sistema elétrico. Em Navegantes, por exemplo, faltou luz e um dos geradores não funcionou, deixando os passageiros no escuro por 45 minutos.

“A orientação aos consumidores é para que não se aproximem de fios partidos ou estruturas danificadas”, reforçou a Celesc em nota.

Continua depois da publicidade