A curva de casos ativos da Covid-19 em Santa Catarina voltou a crescer. Nesta quarta-feira (5), segundo dados do Painel do Coronavírus do NSC Total, o Estado registrou 8.405 pacientes que ainda podem transmitir o vírus. O número é 35,49% maior do que na terça-feira (4), quando eram 6.203 casos. Ou seja, em um dia, 2.202 ativos foram confirmados. Ao menos 166 cidades tiveram crescimento nas contaminações na última semana.
Continua depois da publicidade
> SC tem novo salto e confirma mais de 3 mil casos ativos de Covid-19
Esta é a maior quantidade de ativos no Estado desde outubro de 2021. Na época, Santa Catarina contava com 8.355 casos.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O maior crescimento foi em Florianópolis que, em apenas um dia, viu os números saltarem de 1.517 para 2.093 ativos. A Capital, atualmente, representa 24,90% dos pacientes em tratamento para a doença no Estado. É como se a cada quatro casos em Santa Catarina, um estivesse em Florianópolis. A cidade também é a que tem o maior número de casos confirmados da variante Ômicron: 42 dos 54 do Estado.
Continua depois da publicidade
> Farmácias têm falta de testes de Covid em SC e citam “preocupação” pelos próximos 10 dias
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), o aumento no número de casos ativos na cidade pode ter relação com a ampliação da testagem. Já a Vigilância Epidemiológica do município aponta que de 40% a 53% dos testes feitos nos últimos dias apontam para novos casos da doença.
Para o município, entre as razões para o salto nos números, estão a nova variante, com o aumento da circulação de pessoas na Capital, o relaxamento de decretos sanitários, aglomerações e o uso incorreto de máscaras nas festividades de fim de ano.
> Florianópolis entra em alerta após mais de mil testes positivos para Covid em 48 horas
Também houve crescimento em Joinville, no Norte do Estado. De acordo com o Painel, a cidade tem, nesta quarta-feira (5), 773 casos ativos, um aumento de 117 em relação ao dia anterior, quando eram 656.
Continua depois da publicidade
Já São José, que aparece com a terceira cidade com o maior número de ativos, tem 432, com um acréscimo de 67 casos em relação à última atualização.
O número de cidades com casos ativos da doença também subiu. Se na terça-feira eram 206, de acordo com o Painel do Coronavírus, nesta quarta-feira o númerou subiu para 218.
Desde o início da pandemia, Santa Catarina já confirmou 1.249.312 casos de Covid-19. Além disso, 20.204 vidas foram perdidas. Só nesta quarta-feira, mais seis mortes foram confirmadas pelo Estado.
> Florianópolis cancela o Carnaval de 2022 após alta de casos de Covid
SC tem 166 municípios com alta nos casos
Segundo dados do Painel do Coronavírus, ao menos 166 municípios tiveram alta nos casos ativos de Covid-19 na última semana. A pior situação está em Curitibanos, no Meio-Oeste, que em uma semana saiu de zero para 55 pacientes em tratamento para o vírus.
Continua depois da publicidade
Apesar do aumento no número de casos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que, no momento, não há previsão de novas retrições para o combate da Covid-19 em Santa Catarina.
— Não há essa previsão para essa semana. Nós estamos analisando e dizendo de novo: o que está posto precisa ser cumprido. Criar regra nova se não há cumprimento do que está posto, não faz sentido — argumentou o secretário André Motta Ribeiro em entrevista ao Bom Dia SC.
Ele também disse que os regramentos sobre o uso de máscaras não devem ser alterados. A regra atual determina a obrigatoriedade apenas em ambientes fechados ou em locais abertos em que haja aglomeração.
Leia também:
Descontrole da Covid-19 transmite a sensação de que SC depende da sorte
Continua depois da publicidade
Mulher de 28 anos que não tomou vacina da Covid morre pela doença em SC
Alta de casos de Covid-19 em SC é “cenário preocupante” no início de 2022, dizem médicos