nsc
dc

Imunização

SC tem 96,9 mil pessoas vacinadas contra o coronavírus

Entre os vacinados, apenas 494 pessoas receberam as duas doses no Estado

10/02/2021 - 05h00

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Na saúde, cobertura de vacinação é 51,3%
Entre os profissionais de saúde, cobertura de vacinação é 51,3%
(Foto: )

Santa Catarina vacinou 96.985 mil pessoas contra o coronavírus, desde a chegada do primeiro lote de imunizantes ao Estado, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (9) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC). Até agora, a vacinação contemplou os trabalhadores da saúde, pessoas idosas ou com deficiência institucionalizadas e população indígena. O próximo grupo prioritário, que inicia nesta quarta-feira (10), é o de idosos com 90 anos ou mais.

> Confira os números da vacina contra Covid-19 em todas cidades SC

> Astrazeneca e CoronaVac: as diferenças entre as vacinas da covid-19 em SC

Desse total, 85.885 foram em trabalhadores da saúde, o que corresponde a uma cobertura de 51,3% do grupo, 6.885 em pessoas idosas institucionalizadas, 288 em pessoas com deficiência institucionalizadas e 3.927 na população indígena.

- É importante destacar que SC já superou a meta da campanha de vacinação para os idosos e as pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, ultrapassando 100% da cobertura nesses dois grupos. Mas é importante salientar que essa cobertura só será plenamente alcançada quando a segunda dose for feita para os mesmos grupos que receberam a primeira dose - disse o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário.

No entanto, entre as mais de 96 mil aplicações, apenas 494 pessoas são consideradas 100% imunizadas, porque receberam duas doses da vacina. O restante, integra a lista parcial - recebeu somente a primeira aplicação.

>Florianópolis decide vacinar idosos acima de 90 anos contra Covid-19 somente em casa

> Idosos acima dos 90 anos devem ser vacinados em drive-thru em Lages

Para que uma pessoa seja considerada imunizada, é necessária a aplicação de duas doses, com intervalo de 15 dias entre elas. As cidades que já confirmaram a aplicação da segunda dose ao Estado foram Tijucas, na Grande Florianópolis, Laguna e Gravatal, no Sul, e Concórdia e Ponte Serrada, no Oeste.  

Total de pessoas 100% imunizadas por cidade

Tijucas - 132 doses.

Laguna - 94 doses.

Concórdia - 61 doses.

Gravatal - 49 doses.

Ponte Serrada - 35 doses.

>São José começa vacinação contra Covid-19 em drive-thru para idosos acima de 90 anos

Idosos com 90 anos

O Estado enviou 42.500 novas doses aos municípios catarinenses, para dar início a uma nova fase, quem contempla idosos com 90 anos ou mais. A expectativa é que 90% de todos os idosos nesta faixa etária sejam vacinados até o fim desta semana. Este grupo soma 26.875 pessoas em todo o Estado.

Leia também

SC quer vacinar todos os idosos com mais de 90 anos até o fim de semana

Regiões Oeste e Grande Florianópolis aplicaram mais vacinas contra a covid-19 por morador

Colapso no Oeste: lotação em leitos de Covid-19 nos hospitais gera alerta para outras regiões de SC

Colunistas