Santa Catarina tem apenas duas vagas de leito de UTI pediátrico disponíveis na rede pública de saúde. Com isso, a taxa de ocupação é de 97,83%. Os dados são do Painel de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualizados nesta terça-feira (10).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo o painel, o Estado tem 92 leitos ativos para o atendimento de crianças. Desses, 90 estão ocupados. Entre os pacientes, um está internado com Covid-19. Já as demais patologias não foram divulgadas.
> SC registra segundo caso suspeito de hepatite misteriosa em crianças
Das sete regiões, seis estão com 100% de ocupação. Os dois únicos leitos disponíveis estão localizados em Itajaí, no Litoral Norte, no Hospital Pequeno Anjo.
Continua depois da publicidade
Já em relação aos leitos neonatal, são apenas nove vagas. Das 206 vagas, 197 estão ocupadas – nenhuma delas por pacientes com Covid-19. A taxa de ocupação é de 95,63%.
Ao menos quatro regiões estão com 100% de ocupação. São elas: Grande Oeste, Meio Oeste e Serra catarinense, Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí.
Em contrapartida, a região do Norte e Nordeste tem a menor taxa de ocupação de todo o Estado: 86,79%.
Veja onde há vagas disponíveis neonatais:
- Hospital Regional de São José: 1 uma vaga
- Hospital e Maternidade Jaraguá: 3 vagas
- Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria: 4 vagas
- Hospital Regional Araranguá: 1 vaga
Continua depois da publicidade
Em nota, a SES informou que a Central de Regulação de Internação Hospitalar faz a busca ativa dos leitos sempre que há o pedido da unidade hospitalar. Além disso, o governo tem trabalhado, em conjunto com o Ministério da Saúde, para ampliar a oferta em todo o Estado.
Por fim, a secretaria salienta que também há o incentivo ao desenvolvimento da Assistência Hospitalar, por meio de convênios de saúde e adesão da Polícia Hospitalar Catarinense (PHC), que destina recursos às unidades hospitalares.
Leia também:
Justiça determina que criança seja indenizada em SC após erro em atendimento médico
Hospital de Caridade vai iniciar cirurgias com robô em junho
Joinville zera pacientes internados com Covid em leitos de enfermaria