Uma forte massa de ar frio chega a Santa Catarina no final desse domingo (27). As baixas temperaturas aliadas à umidade podem provocar o primeiro registro de neve no Estado na temporada de 2021.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
> Frio forte tem data para chegar em SC
A previsão indica que a neve ocorre entre segunda (28) e terça-feira (29) no Planalto Sul, podendo atingir também o Meio Oeste catarinense, em cidades com maior altitude, como Bom Jardim da Serra.
O metereologista da NSC, Leandro Puchalski, explica que a neve é um tipo de precipitação e que o fenômeno só acontece quando há baixas temperaturas e umidade.
Continua depois da publicidade
> Frio em Santa Catarina: saiba quais são as cidades mais geladas
— Dessa vez, a gente vai ter uma frente fria e um ar frio entrando na retaguarda. Isso faz com que tenha a combinação de umidade com o frio, gerando a neve — conta o especialista.
> Boneco de neve na Serra de SC ganha apelido em homenagem a Leandro Puchalski
Além de frio e umidade, Puchaliski explica que para a neve ocorrer é preciso que todas as camadas da atmosfera, desde a base da nuvem até o solo, estejam com temperaturas abaixo de 0 °C.
> Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Tempo a partir de quarta-feira
A partir de quarta-feira Santa Catarina passa a ter um frio seco, o que faz a temperatura cair durante a madrugada de quinta (1º), podendo chegar a -7 °C na região Serrana. No mesmo período, a massa de ar seco predomina em todo Estado, com dias sem registros de chuva ou neve.
> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história
Primeira neve de 2020

A primeira neve de 2020 em Santa Catarina foi registrada no dia 20 de agosto em Bom Jardim da Serra, na região Serrana do Estado.
Continua depois da publicidade
Acompanhe a análise de Leandro Puchalski em live do NSC Total
Leia também
Veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno