Santa Catarina inicia a semana com chuva e umidade alta por influência de um ciclone extratropical que se desloca no oceano a partir do Sul do continente. Ao longo dos dias, as temperaturas devem cair ainda mais devido a uma massa de ar polar que se aproxima do Estado. No fim de semana, já há expectativa de geada e até possibilidade de neve.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Os temporais têm maior intensidade até esta terça-feira (7), quando o risco de ocorrências associadas à chuva, como alagamentos e deslizamentos, será de moderado a alto, segundo a Defesa Civil catarinense.
Também há risco de destelhamentos de estruturas mais precárias e de quedas de árvores por conta da ventania, com rajadas de vento de até 60 km/h do Extremo ao Meio-Oeste de Santa Catarina. A intensidade do fenômeno não deve chegar próxima, no entanto, do ciclone registrado no início de maio, que atuou mais perto da costa.
Ciclone extratropical: o que é e quais os perigos
Continua depois da publicidade
Na quarta (8), ainda haverá condição de chuva ao menos durante a manhã, segundo a Epagri/Ciram. A partir de então, o que passa a ganhar maior atenção é o frio, cada vez mais intenso. No fim de semana, as temperaturas devem baixar para números negativos.
Por conta disso, já há no radar a possibilidade de queda de neve entre a noite de sexta (10) e a madrugada de sábado (11). Isso dependeria, no entanto, da manutenção da alta umidade na região serrana, além do frio intenso.
— Ainda é muito cedo para bater o martelo. Hoje a chance é pequena — explica o metereologista Leandro Puchalski, da NSC. O Estado já registrou neve neste ano, em maio, o que é atípico para o mês.
Também metereologista, Marcelo Marins, da Epagri/Ciram, diz que até aqui já há ao menos indicação de forte geada no Estado no fim de semana. Ele diz que as mínimas podem chegar a -7ºC.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Desaparecimento de avião de SC na Argentina completa 2 meses em meio a mistérios
Vacina da gripe é ampliada para o público em geral em SC
Dupla é presa por levar R$ 6,5 mil com falsa rifa de Ford Corcel 83 em SC